Criminosos chegavam aos locais em veículos, sinalizavam a via com cones e abriam buracos na calçada para acessar o cabeamento subterrâneo.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta segunda-feira, dois homens apontados como integrantes de um grupo criminoso especializado no furto de cabos subterrâneos no Rio. O caso aconteceu em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste.

Segundo os investigadores da 41ª DP (Tanque), a quadrilha simulava serviços de concessionárias de energia para não levantar suspeitas. Os criminosos chegavam aos locais em veículos, sinalizavam a via com cones e abriam buracos na calçada para acessar o cabeamento subterrâneo.
A atuação mais recente foi interrompida na Rua Edgard Werneck, nas proximidades da Cidade de Deus. Câmeras de segurança da região já haviam registrado a presença do grupo em outro ponto da mesma rua na semana anterior, quando os cabos foram levados sem que ninguém fosse preso.
Após receberem uma denúncia, agentes da 41ª DP (Tanque) voltaram ao endereço durante a madrugada e flagraram a ação. No momento da abordagem, uma carreta usada para puxar os cabos tentou escapar do cerco e quase atingiu uma viatura, mas foi contida pelos policiais.
Fuga e prisão
Durante a fuga, quatro suspeitos correram a pé e outro conseguiu escapar em uma motocicleta. Um dos envolvidos tentou se esconder atrás de um carro estacionado, mas acabou detido. No local, os agentes encontraram um cabo subterrâneo preso a uma corrente e a um gancho, evidenciando o uso de reboque no crime.
Foram presos em flagrante Darlan Santana dos Santos Soares, de 22 anos, e Douglas Carneiro Valuche, de 43 anos. Eles vão responder por furto qualificado e associação criminosa. A polícia também apreendeu a carreta, que estava sem placa dianteira e com a traseira coberta por plástico, além de dois celulares.
Em depoimento, um dos presos afirmou que receberia R$ 200 para abrir o buraco na calçada e disse ter sido recrutado por outros integrantes do grupo.
A Polícia Civil informou que outros suspeitos já foram identificados e seguem sendo procurados. Um dos homens que fugiu de moto foi reconhecido pelos investigadores.