Agentes cumpriram medidas cautelares contra investigados em favela da região central do Rio.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio fez uma operação, nesta terça-feira , em uma área apontada como “base do Comando Vermelho (CV)” para receptação de veículos roubados no Morro dos Prazeres, na região central do Rio.

Os agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA) contaram com o apoio de outras unidades especializadas da Polícia Civil para cumprir medidas cautelares contra os investigados e tentar recuperar carros subtraídos de vítimas em mais uma ação da chamada Operação Torniquete, voltada ao combate desse tipo de crime. Houve tiroteio e dois agentes ficaram feridos por estilhaços. Os policiais foram socorridos e estão fora de perigo.
Até o momento, dois suspeitos estão presos. Só neste ano, a Polícia Civil já havia realizado ao menos outras quatro operações para coibir o envolvimento de grupos especializados nesse tipo de crime. A última ação ocorreu na última sexta-feira no Complexo do Quitungo, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio. Na ocasião, os agentes recuperaram seis veículos e prenderam suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
Há duas semanas, os agentes também fizeram uma operação no Complexo do Chapadão, em Brás de Pina, Zona Norte, um dos principais redutos do CV no Rio. A ação foi desencadeada para localizar outro local de receptação de veículos e prender envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro.
Em um dos endereços, os agentes apreenderam um fuzil, granadas, munição e coletes à prova de balas, escondidos em um carro. Os agentes cumpriram mais de 50 mandados de busca e apreensão.
TCP
Uma operação conjunto entre a Polícia Militar e a PM também mirou esse tipo de esquema arquitetado por criminosos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP) em ações entre 7 e 9 de janeiro.
No dia 8, os agentes prenderam cinco homens em flagrante e apreenderam três fuzis, duas pistolas, recuperaram sete carros e apreenderam drogas em uma ação com cerca de 500 agentes e apoio de veículos blindados em Senador Camará e na Vila Aliança, Zona Oeste do Rio.
Durante as diligências, os agentes localizaram uma área de lazer com piscina usada pela cúpula do tráfico local, indicam as investigações.
No dia seguinte, a PM demoliu um galpão utilizado por traficantes para armazenar e adulterar veículos roubados em Senador Camará. Segundo os agentes, o local funcionava como ponto de desmanche, dificultando a recuperação dos automóveis levados por criminosos.