Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

TikTok prefere fechar do que ser vendido nos EUA, diz jornal

Arquivado em:
Sexta, 26 de Abril de 2024 às 13:07, por: CdB

Como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a lei que pode banir o app do país, o que resta para a ByteDance neste momento é lutar contra a decisão nos tribunais.


Por Redação, com Canaltech - de Washington/Pequim


Após sofrer um revés nos Estados Unidos que pode banir o TikTok do país, a ByteDance, dona do aplicativo, se encontra em uma situação desconfortável e busca por saídas.




tiktok-2.jpg
Caso o TikTok não reverta o banimento nos EUA, a empresa prefere encerrar as operações do que vendê-la para outra companhia

Entretanto, caso esgote todas as opções perante a Justiça estadunidense, a companhia chinesa prefere encerrar as operações no país a ser vendida por lá. As informações são do jornal The Guardian.



Algoritmos do TikTok são essenciais


De acordo com quatro fontes anônimas ouvidas pela publicação, os algoritmos que o TikTok usa para realizar suas operações são considerados essenciais para todo o trabalho da ByteDance. Sendo assim, a venda do software para uma empresa dos EUA seria "altamente improvável".


Por esse motivo, a gigante da China iria preferir fechar por completo a rede social de vídeos curtos do que entregá-lo a uma companhia estrangeira.


Como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a lei que pode banir o app do país, o que resta para a ByteDance neste momento é lutar contra a decisão nos tribunais. Porém, a marca tem apenas nove meses para vender seus ativos ou conseguir uma reviravolta que seria marcada na história.


TikTok dá prejuízo


A rede social da ByteDance tem bilhões de usuários em todo o mundo, mas mesmo assim opera com prejuízo. Contudo, a plataforma representa uma pequena parcela das receitas totais e dos usuários ativos diários da marca chinesa, que possui a rede de notícias Toutiao como principal produto.


Dessa forma, as fontes do The Guardian apontam que caso decida pelo encerramento do TikTok nos EUA, o impacto perante as contas da ByteDance seria limitado e preferível em comparação a abrir mão dos algoritmos para outra empresa.


Brasil não tem nada a ver com isso


Vale destacar que a situação afeta apenas o TikTok nos Estados Unidos. No Brasil, o aplicativo também é bastante popular e tem mais de 82,2 milhões de usuários acima dos 18 anos, segundo a pesquisa de 2023 do portal Statista.


Pode ser que você ainda esteja em dúvida sobre entrar na plataforma, então confira alguns motivos para usar o TikTok e outros para ficar longe do app.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo