O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que planeja conversar com o Irã, mesmo com os EUA enviando outro navio de guerra ao Oriente Médio.
Por Redação, com Reuters – de Teerã, Washington
O Irã está preparado para retomar as negociações com os Estados Unidos, mas elas devem ser justas e não incluir as capacidades de defesa do Irã, disse o chefe da diplomacia iraniana na sexta-feira, enquanto potências regionais trabalham para evitar um conflito militar entre os dois inimigos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que planeja conversar com o Irã, mesmo com os EUA enviando outro navio de guerra ao Oriente Médio e o chefe do Pentágono afirmando que as Forças Armadas estariam prontas para cumprir qualquer decisão do presidente.
Uma das principais exigências dos EUA para retomar as negociações com o Irã é a redução de seu programa de mísseis, disse uma autoridade de alto escalão do Irã à Reuters na semana passada. O Irã rejeita essa exigência.
– Se as negociações forem justas e equitativas, o Irã está pronto para participar dessas conversações – declarou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, em uma coletiva de imprensa com seu homólogo turco em Istambul.
Araqchi disse que nenhuma negociação entre Teerã e Washington está prevista no momento.
Confronto
Aliados regionais, incluindo Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, têm se empenhado em esforços diplomáticos para evitar um confronto militar entre Washington e Teerã.
Em resposta às ameaças de ação militar dos EUA, Araqchi disse que Teerã está pronta para negociações ou guerra.
Araqchi, que descreveu suas conversas com Hakan Fidan como “boas e úteis”, também disse que Teerã está pronta para se envolver com os países da região para promover a estabilidade e a paz.