Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2025

Supremo alcança maioria para cassar mandato de Carla Zambelli

STF confirma cassação do mandato da deputada Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão e presa na Itália. Veja os detalhes da decisão.

Sexta, 12 de Dezembro de 2025 às 14:07, por: CdB

Os votos dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino acompanharam o de Moraes no julgamento, que ocorreu em plenário virtual.

Por Redação, com ANSA – de Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira para confirmar a cassação imediata do mandato da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão e que está presa na Itália enquanto aguarda um processo de extradição.

Supremo alcança maioria para cassar mandato de Carla Zambelli | Votação na Primeira Turma do STF derrubou decisão da Câmara de manter cargo da deputada
Votação na Primeira Turma do STF derrubou decisão da Câmara de manter cargo da deputada

Os votos dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino acompanharam o de Moraes no julgamento, que ocorreu em plenário virtual. Embora a maioria já tenha sido formada, o processo permanecerá aberto até às 18h (de Brasília), pois ainda falta o voto de Cármen Lúcia.

Câmara dos Deputados

Moraes anulou a decisão da Câmara dos Deputados que previa manter Zambelli no cargo e determinou a perda imediata do mandato da parlamentar.

O magistrado também ordenou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente da parlamentar em até 48 horas. A função deverá ser assumida por Adilson Barroso (PL-SP).

Zambelli foi sentenciada pelo STF a 10 anos de prisão por ter liderado uma invasão cibernética aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porém fugiu para a Itália, onde foi capturada no fim de julho. Desde então, a deputada está na ala feminina da penitenciária de Rebibbia, em Roma, onde aguarda o processo de extradição.

Edições digital e impressa