O relançamento ocorrerá numa sessão especial no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta quinta-feira, às 16h. Na sequência, haverá uma sessão de autógrafos.
Por Redação – do Rio de Janeiro
O ex-presidente da República e acadêmico José Sarney relança três obras de seu acervo. ‘O dono do mar’, ‘Saraminda’ e ‘A Duquesa vale uma missa’ ganham novas edições aprimoradas. Os livros transitam por temáticas diversas, desde a Amazônia mítica, os garimpos da fronteira às intrigas da corte renascentista.

O relançamento ocorrerá numa sessão especial no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta quinta-feira, às 16h. Na sequência, haverá uma sessão de autógrafos.
Em ‘O dono do mar’, Sarney, de Pinheiro no Maranhão nascido em 1930, transforma a tradição oral dos pescadores amazônicos em uma narrativa que entrelaça mito e ancestralidade. A natureza assume papel de personagem e conduz uma história em que real e fantástico se confundem.
Romance
Em ‘Saraminda’, o acadêmico eleito em 1980, decano da casa, leva o leitor aos garimpos do Contestado do Amapá e da Guiana Francesa no século XIX, criando uma trama de sensualidade e tragédia em torno da enigmática Saraminda. A obra reúne lirismo, crítica social e densidade histórica ao revisitar um episódio pouco lembrado da memória nacional.
E em ‘A Duquesa vale uma missa’, arte, política e loucura se entrelaçam na história de Leonardo, que se apaixona pela Duquesa de Villars retratada em um quadro renascentista. O romance explora as fronteiras entre delírio e realidade e esta nova edição conta um desfecho inédito, acrescentando camadas à trama que ficou conhecida como uma das mais ousadas da literatura de Sarney.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet. O lançamento também será transmitido ao vivo pelo canal da ABL no YouTube.