O serviço de inteligência da Ucrânia disse que também acreditava que Moscou pretendia disparar um míssil balístico intercontinental no final do domingo como uma tentativa de intimidar o Ocidente.
Por Redação, com agências internacionais – de Kiev
A Rússia lançou, neste domingo seu maior ataque de drones contra alvos militares da Ucrânia desde o início da guerra, mas parte das bombas destruiu casas e matou pelo menos uma mulher, um dia antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, discutir uma proposta de cessar-fogo com o presidente russo, Vladimir Putin.

O serviço de inteligência da Ucrânia disse que também acreditava que Moscou pretendia disparar um míssil balístico intercontinental no final do domingo como uma tentativa de intimidar o Ocidente. Não houve resposta imediata de Moscou à acusação nem a arma foi acionada.
O presidente Volodymyr Zelensky, esforçando-se para restabelecer os laços com Washington após uma desastrosa visita à Casa Branca em fevereiro, reuniu-se com o vice-presidente JD Vance e com o secretário de Estado Marco Rubio em Roma, nesta manhã, paralelamente à posse do Papa Leão XIV. O mandatário ucraniano teve apenas alguns minutos com o papa, após a missa inaugural do novo pontífice no Vaticano.
Cessar-fogo
Zelensky disse que a reunião foi “boa” e divulgou fotos de autoridades ucranianas e norte-americanas sentadas em uma mesa redonda e sorrindo. A mídia ucraniana disse que o encontro durou 40 minutos.
— Reafirmei que a Ucrânia está pronta para se engajar em uma diplomacia real e ressaltei a importância de um cessar-fogo total e incondicional o mais rápido possível — disse Zelenskiy, aos repórteres.
Prisioneiros
A Ucrânia e a Rússia realizaram suas primeiras conversas cara a cara em mais de três anos na sexta-feira, sob pressão de Trump para concordar com um cessar-fogo em uma guerra que ele prometeu encerrar rapidamente.
Os lados em conflito concordaram em trocar 1 mil prisioneiros cada um, mas não chegaram a um acordo sobre uma trégua, depois que Moscou apresentou condições que um membro da delegação da Ucrânia chamou de “não iniciantes”.