Rio de Janeiro, 01 de Julho de 2026

Quatro policiais são presos por saques na Venezuela

Segundo as autoridades, os funcionários são membros do Corpo de Investigação Científica, Criminal e Forense (Cicpc).

Quarta, 01 de Julho de 2026 às 13:39, por: CdB

Segundo as autoridades, os funcionários são membros do Corpo de Investigação Científica, Criminal e Forense (Cicpc).

Por Redação, com ANSA – de Caracas

Quatro policiais na Venezuela foram detidos por saques durante as operações de resgate após os fortes terremotos que atingiram o país há uma semana.

Venezuela prende 4 policiais por saques em resgates

Segundo as autoridades, os funcionários são membros do Corpo de Investigação Científica, Criminal e Forense (Cicpc).

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um dos agentes com uma sacola cheia de dólares enquanto um grupo de mulheres indignadas tentava tomar-lhe as notas. O objeto foi encontrado entre os escombros de um edifício em La Guaira, a região venezuelana mais afetada pelos abalos sísmicos.

As mulheres acusam os policiais de inspecionar uma área específica do prédio, provavelmente à procura de dinheiro, e não com a missão de resgate de sobreviventes e corpos das vítimas.

Em meio à confusão entre agentes e civis, as notas se rasgaram em pedaços.

Em comunicado, o Cicpc condenou a ação, observando que os quatro indivíduos “desviaram-se de suas funções durante operações de resgate e ajuda humanitária, comportando-se de maneira vergonhosa ao se apropriarem de itens de valor econômico encontrados entre os escombros”.

Agentes suspeitos

Os agentes suspeitos “foram afastados definitiva e irrevogavelmente de seus cargos, e processos administrativos disciplinares foram instaurados para sua demissão imediata”, disse o Cicpc.

O ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, chamou o comportamento dos operadores da ordem pública de “ato imoral”.

“Eles foram apresentados à justiça, conforme exigido. Teremos tolerância zero com aqueles que cometem atos imorais enquanto vestem os uniformes de nossas forças policiais”, afirmou Cabello em coletiva de imprensa, acrescentando que “há pessoas que buscam tirar proveito do sofrimento alheio”. 

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025