Na ocasião, o PT também deverá realizar um balanço de suas atividades, com destaque para a participação na CPI da Covid. Segundo o PT, em nota, a CPI foi responsável por neutralizar as principais tentativas bolsonaristas de sabotagem do combate à pandemia em 2021.
Por Redação - de Belo Horizonte
O PT nacional planeja organizar, por ocasião do aniversário de sua fundação, em 10 de fevereiro, uma reunião histórica na capital mineira, no formato daquele que ocorreu em Buenos Aires em 10 de dezembro e que contou com a participação de Lula. Na ocasião, Lula discursou na Plaza de Mayo e dividiu o palco com Alberto Fernández, Cristina Kirchner e Pepe Mujica.
O ex-presidente ficou empolgado com o modelo do evento, o que fez com que a direção do partido começasse a planejar algo similar: um encontro em uma praça com alguns oradores no palco, diante de milhares de apoiadores. Durante sua participação no Dia da Democracia, na Praça de Maio, em Buenos Aires, o ex-presidente Lula ouviu de uma multidão de argentinos o grito de "vamos voltar", em referência ao seu eventual retorno à presidência do Brasil em 2022.
Em resposta à manifestação do público, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou:
— Veja companheiro, cada vez que cantaram isso não se equivocaram!
CPI da Covid
Lula saiu em defesa da união entre países latino-americanos e forças progressistas que governaram a região.
— Tive a felicidade de governar o Brasil no período em que Cristina Kirchner governou a Argentina, Hugo Chávez era presidente da Venezuela, quando o índio Evo Morales era presidente da Bolívia, quando Tabaré (Vázquez) e Pepe Mujica governavam o Uruguai, (Fernando) Lugo era presidente do Paraguai, Michelle Bachelet e (Ricardo) Lagos eram presidente do Chile, Rafael Correa era presidente do Equador. Estes companheiros progressistas, socialistas e humanistas fizeram parte do melhor momento de democracia da nossa pátria grande, a nossa querida América Latina — lembrou o líder petista.
Na ocasião, o PT também deverá realizar um balanço de suas atividades, com destaque para a participação na CPI da Covid. Segundo o PT, em nota, a CPI foi responsável por neutralizar as principais tentativas bolsonaristas de sabotagem do combate à pandemia em 2021 e, mesmo encerrada, “ainda produz desdobramentos políticos”.
Em janeiro, uma missão oficial da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa entregará o relatório final da CPI ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda.