Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Presidente convoca reunião do BRICS para debater as tarifas dos EUA

Presidente Lula convoca reunião virtual do BRICS para debater tarifas impostas pelos EUA e reforçar a cooperação multilateral entre os países.

Terça, 02 de Setembro de 2025 às 20:07, por: CdB

Dois funcionários do governo brasileiro ouvidos pela agência disseram que Lula pretende abordar não apenas o impacto direto das medidas anunciadas por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou ao Itamaraty que organize uma reunião virtual entre os líderes do BRICS, na próxima segunda-feira, com o objetivo de debater as tarifas exorbitantes impostas pelos Estados Unidos. A informação, publicada inicialmente pela agência norte-americana Bloomberg, partiu de quatro fontes próximas ao centro dos acontecimentos.

Presidente convoca reunião do BRICS para debater as tarifas dos EUA | O número de países que integram o BRICS tende a crescer
O número de países que integram o BRICS tende a crescer

Dois funcionários do governo brasileiro ouvidos pela agência disseram que Lula pretende abordar não apenas o impacto direto das medidas anunciadas por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, mas também aproveitar a ocasião para reforçar a cooperação do BRICS, em defesa do multilateralismo.

Em julho, Trump colocou o Brasil no centro de sua guerra comercial global. O presidente norte-americano ameaçou impor tarifas mais altas caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não suspendesse imediatamente o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe, o que de fato não aconteceu.

 

Produtos

De pronto, o país agora enfrenta tarifas de 50% sobre a maioria de seus produtos exportados, embora 694 itens — entre eles aviões e suco de laranja — tenham sido temporariamente isentados por interesses dos próprios Estados norte-americanos.

Autoridades brasileiras ouvidas pela Bloomberg afirmam que os EUA estabeleceram tarifas diferenciadas para cada país do BRICS, o que torna mais difícil alcançar um consenso em torno de uma declaração conjunta. Lula, por sua vez, busca evitar que a reunião se transforme em uma cúpula de enfrentamento aos EUA.

Edições digital e impressa