Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Prefeitura inicia mutirão de conservação no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas

Entre os serviços previstos estão reposição de pedras portuguesas, desobstrução de bueiros e reparos nos alambrados, gradis e bancos, inclusive nas 18 quadras esportivas.

Quinta, 25 de Julho de 2019 às 10:29, por: CdB

Entre os serviços previstos estão reposição de pedras portuguesas, desobstrução de bueiros e reparos nos alambrados, gradis e bancos, inclusive nas 18 quadras esportivas.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Conservação iniciou um mutirão de ações para manutenção em todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade. Entre os serviços previstos estão reposição de pedras portuguesas, desobstrução de bueiros e reparos nos alambrados, gradis e bancos, inclusive nas 18 quadras esportivas.
lagoa.jpg
Equipes atuam na Lagoa Rodrigo de Freitas
Além da atuação nos 7,5 quilômetros no entorno da Lagoa, as pistas das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa também serão atendidas, com ações de tapa-buraco e reposição de tampas e grelhas nos ralos. Somente pela Conservação, o efetivo será de 34 trabalhadores e 17 máquinas. Para melhorar a iluminação, 567 postes passarão por revisão da Rioluz. A Comlurb está atuando na área com 63 garis, fazendo varrição, limpeza de ralos, capina e remoção de resíduos, além de poda em todo o complexo, que inclui ainda o Parque das Figueiras. Entre equipamentos e veículos, estão sendo utilizados um cesto aéreo, seis ceifadeiras para a capina e uma van para as podas. A companhia também está fazendo reparo e pintura nos brinquedos do parquinho.

Projetos

Alvo de mau uso por parte de ciclistas e motociclistas, os deques também estão incluídos no restauro. A Coordenadoria Geral de Projetos, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Habitação, já preparou relatório técnico com as necessidades da área, que está em fase de orçamento. Recentemente, o Parque dos Patins também passou por obras da SMIH, que recuperou toda a estrutura da pérgula, afastando o risco de desabamento e liberando para o uso dos frequentadores. Toda a operação é supervisionada pela Superintendência da Zona Sul, que atua no atendimento à população e auxilia na fiscalização de irregularidades. Cercada por uma paisagem deslumbrante, que inclui vistas do Corcovado, do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea, a Lagoa Rodrigo de Freitas recebe 120 mil pessoas a cada fim de semana.
Edições digital e impressa