Equipamento permitia que frequentadores fizessem fotos com vista livre da orla do Leblon.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu, nesta terça-feira, uma escada de vidro instalada de forma irregular no Mirante do Arvrão, no Vidigal, Zona Sul do Rio. A estrutura não possuía licença nem aprovação técnica dos órgãos municipais.

O equipamento havia sido implantado, em 21 de dezembro passado, com o objetivo de permitir que frequentadores e turistas fizessem registros fotográficos com vista livre da orla do Leblon. A prefeitura tomou conhecimento da instalação na última sexta-feira e, no dia seguinte, agentes da Seop estiveram no local, notificaram o responsável e interditaram o acesso à escada com um cadeado, para impedir seu uso durante o fim de semana.
Equipes retornaram ao mirante
Na terça, as equipes retornaram ao mirante para realizar a remoção completa da estrutura. A escada tinha cerca de cinco metros de comprimento, 12 degraus até o topo e guarda-corpo de 1,1 metro de altura. Com peso aproximado de uma tonelada, o equipamento estava instalado a cerca de 25 metros de altura em relação ao terreno mais próximo.
Os responsáveis informaram que a escada teria capacidade para suportar até 600 quilos. No entanto, de acordo com técnicos da secretaria, a estrutura apresentava extrema instabilidade. Como houve colaboração do proprietário após a notificação, a desmontagem foi realizada pela Seop com o apoio de profissionais especializados.