De janeiro a 19 de setembro deste ano, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 413 pessoas, 40% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal prendeu, em ações distintas, entre sexta-feira e domingo, quatro passageiros de voos internacionais e apreendeu 10 kg de cocaína.
Policiais federais, ao fiscalizarem na sexta-feira ( passageiros e bagagens com o auxílio dos aparelhos de escaneamento corporal e cães farejadores, realizaram a prisão de dois passageiros com cocaína. Na primeira ação, os policiais encontraram, fixados às coxas e cintura de um homem, 3 kg de droga. Em outra ação, um brasileiro foi flagrado com 4 kg droga em volumes ocultos em fundos falsos forjados em sua mala.
No sábado e domingo, outros dois passageiros foram presos por tráfico de drogas. Uma brasileira, que foi flagrada com cápsulas contendo cocaína em suas peças íntimas de roupa, nas cavidades corporais e dentro do seu aparelho digestivo, sendo necessário, em razão do risco de morte, seu encaminhamento para um hospital público. Na outra ação, um brasileiro levava em fundos falsos forjados em sua bagagem de bordo, 2 kg de droga.
Por fim, um homem em um voo que decolou de Angola apresentou sinais de embriaguez e, após o pouso, foi retirado da aeronave por policiais federais.
De janeiro a 19 de setembro deste ano, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 413 pessoas, 40% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (296 prisões). Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 140 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo.
Foragido
A Polícia Federal prendeu, na última sexta-feira, um brasileiro foragido da Justiça, o qual desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins/MG em um voo de deportados vindos dos EUA.
O homem teve a Difusão Vermelha da Interpol publicada em 9 de janeiro de 2024, em razão de condenação por tráfico de drogas, pela 1ª Vara Cível, Criminal e Execuções Penais da Comarca de Inhapim/MG. Em 2010, na cidade de São João do Oriente/MG, o indivíduo e um menor de idade foram flagrados com entorpecentes ilícitos destinados à comercialização, sendo que investigações revelaram que o deportado mantinha organização criminosa destinada ao tráfico de drogas, além de cobrar dívidas de usuários por meio de violência e ameaças.
O homem foi detido em solo estadunidense pela autoridade de imigração dos Estados Unidos da América e preso pela Polícia Federal na sexta-feira ao desembarcar em território nacional. Após exame de corpo de delito, ele foi conduzido para o sistema penitenciário, onde está à disposição da Justiça.
Candidatos com mandados de prisão
A Polícia Federal prendeu até dia 20 deste mês 36 candidatos às eleições municipais de 2024 que tinham mandados de prisão em aberto.
As prisões ocorreram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Os mandados de prisão incluem crimes como tráfico de drogas, corrupção ativa, promoção de imigração ilegal, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais, além de diversos casos de inadimplência por pensão alimentícia.