A ex-parlamentar, condenada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na cidade de São João de Meriti/RJ.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Federal prendeu uma ex-deputada federal do Rio de Janeiro que estava foragida da Justiça. A prisão foi efetuada na cidade de São João de Meriti/RJ, na Baixada Fluminense.
A presa, de 72 anos de idade e nascida no Rio de Janeiro, ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti. Ela foi condenada pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A prisão é decorrente de investigações que remetem ao ano de 2006, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias) para desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários, o qual fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados brasileiros.
Policiais federais localizaram a ex-deputada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória, expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso no dia 25 de março de 2024.
Após a formalização da prisão, a mulher foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe, de onde será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ela deve cumprir pena de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos.
Facção criminosa
Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) e da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam, neste domingo (31/03), um integrante de uma organização criminosa de tráfico de drogas do estado de Goiás.
A ação aconteceu por meio de um trabalho integrado entre a Polícia Civil do Rio Janeiro e a Diretoria de Operações Integradas (Diopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O homem foi preso na praia de São Conrado, Zona Sul da capital do Rio. Ele estava em território fluminense há dez meses. Segundo as investigações, a facção na qual o criminoso pertence tem grande influência em Goiás, atuando no tráfico de drogas e crimes violentos. Ele também tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, lesão corporal qualificada e uso de documento falso.