Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Polícia Federal cumpre mandados contra organização criminosa no Amapá

Arquivado em:
Segunda, 26 de Junho de 2023 às 14:09, por: CdB

A ação desta segunda-feira é um desdobramento da Operação Caixinha, deflagrada pela FTSP em 10 de março de 2023, que investigou um esquema em que administradores da facção estariam cobrando taxas de manutenção mensal.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá deflagrou na manhã desta segunda-feira a Operação One Hundred, com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e seis de na capital amapaense.




forca-1.jpeg
A ação investiga possíveis lideranças, sub lideranças e membros de uma facção criminosa atuante no Amapá

A ação desta segunda-feira é um desdobramento da Operação Caixinha, deflagrada pela FTSP em 10 de março de 2023, que investigou um esquema em que administradores da facção estariam cobrando taxas de manutenção mensal, conhecidas como “Caixinha”, para que os faccionados tivessem alguns direitos perante às lideranças, tais como a participação nos grupos de bate-papo das redes sociais e o direito a praticarem o tráfico de drogas em determinados locais.


A investigação identificou que os membros deste grupo realizavam a trocas de entorpecentes e objetos ilícitos, produtos de furtos e roubos. Foi verificado ainda que os integrantes discutiam o domínio de áreas para o tráfico, a existência de um “tribunal do crime”, com o planejamento de execuções de indivíduos que violam regras da facção ou criam animosidade com seus membros, além de informarem a movimentação policial nas áreas dominadas pela facção.


A FTSP identificou sujeitos que fomentam e gerenciam guerras de facções que vêm dando ordens para executar rivais que adentrem no território dominado por estes. Os investigados são possíveis lideranças, sub lideranças e membros de facção, sendo que alguns já responderam por crimes quando menores de idade.


Com a atual investigação podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, integrar organização criminosa, furto, roubo e homicídio. Em caso de condenação, poderá pegar uma pena entre 20 a 57 anos de reclusão, mais o pagamento de multa.



Ação de incineração de drogas no Piauí


A Polícia Federal realizou, nesta segunda-feira, a incineração de mais de 350 quilos de entorpecentes. A ação aconteceu em uma cerâmica localizada na zona sul de Teresina/PI.


O material, composto de maconha, pasta base, cocaína e sintéticos, é resultado de parte das apreensões realizadas em 2023, no estado, que conforme determinação legal já conta com autorização judicial para a incineração.


A ação acontece no Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.



Polícia captura três foragidos da Justiça


Na sexta-feira, a Polícia Federal, em ação integrada com autoridades argentinas, localizou e prendeu três foragidos da Operação Halving, que estavam tentando deixar o Brasil pela fronteira em Foz do Iguaçu/PR.


Os três indivíduos estavam foragidos desde maio de 2023, quando foram emitidos mandados de prisão contra eles pela 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB. Após descobrir o plano de fuga dos suspeitos, a Polícia Federal iniciou diligências e acionou as autoridades paraguaias e argentinas para dar apoio, caso os indivíduos ingressassem em território estrangeiro, uma vez que eles estavam inclusos na lista de procurados da Interpol.


Os três procurados foram detidos pela Gendarmeria na aduana, quando tentavam entrar no território argentino em momentos distintos. Ainda na sexta-feira, dois dos detidos foram expulsos da Argentina e entregues à PF, na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, para posterior apresentação ao Juízo competente. O terceiro foragido ainda aguarda a conclusão dos trâmites burocráticos para ser entregue às autoridades brasileiras.


A Operação Halving foi deflagrada em fevereiro de 2023 nos estados da Paraíba e São Paulo, com o objetivo de combater crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais, supostamente cometidos por sócios de uma empresa especializada em criptoativos.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo