A droga psicotrópica conhecida como cetamina ou ketamina trata-se de um anestésico, com aplicação hipnótica e aspecto analgésico, foi desenvolvida para induzir ou manter anestesia, mas também para administrar dores intensas.
Por Redação, com ACS - de São Paulo
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, a Operação Special-K, que apura o envolvimento de associação criminosa que atua na fabricação e na distribuição da droga que leva o mesmo nome da operação.
A droga psicotrópica conhecida como cetamina ou ketamina trata-se de um anestésico, com aplicação hipnótica e aspecto analgésico, foi desenvolvida para induzir ou manter anestesia, mas também para administrar dores intensas.
A cetamina também é utilizada ilegalmente como uma droga de clube que cria um efeito intenso e dissociativo.
Cetamina
Assim como qualquer substância, a cetamina também possui efeitos colaterais dependendo da dosagem que se utiliza. No geral, a cetamina possui ação dissociativa, que pode causar anestesia ao paciente, além de efeitos colaterais como sensação de estar desconectado do próprio corpo, confusão mental, delírio, alucinações, sentir como se estivesse sonhando, comportamento irracional, excitação, entre outros.
Na presente ocasião, foram cumpridas seis ordens judiciais de busca e apreensão e de busca pessoal, promovendo-se com a arrecadação de diversos frascos de medicamentos, aparelhos de telefonia celular e outros documentos que interessam a instrução do processo judicial que tramita perante a Justiça Estadual de Bauru/SP.
PF apreende droga com passageiro em SP
A Polícia Federal, prendeu um passageiro, identificado pela Receita Federal, transportando droga dentro de um livro, no Aeroporto Internacional de São Paulo.
Servidores da Receita federal abordaram um passageiro, nacional de Honduras, que embarcaria em voo para Hong Kong, na China, com escala no Catar, para revista de sua bagagem. Na mala do homem foi encontrado um livro com peso incompatível. Os servidores ao verificarem o objeto perceberam que continha um volume oculto, contendo um pó semelhante a cocaína.
Em razão das suspeitas o passageiro foi conduzido à delegacia da PF onde recebeu voz de prisão, após os exames periciais confirmarem que a substância era cocaína, cujo volume somou mais de um quilo.
O suspeito será apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.