Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2026

PF realiza operação de combate ao garimpo ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal em Rondônia, resultando em prisão e apreensão de armas e maquinário.

Quarta, 18 de Fevereiro de 2026 às 13:44, por: CdB

Ação resultou em uma prisão, apreensão de arma de fogo e maquinário.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, realizou na última sexta-feira uma operação de combate ao garimpo ilegal no município de Colorado do Oeste, em Rondônia.

PF realiza operação de combate ao garimpo ilegal em Rondônia | Polícia Federal realiza ação de combate ao garimpo ilegal em Rondônia
Polícia Federal realiza ação de combate ao garimpo ilegal em Rondônia

Investigações indicaram a exploração ilícita de recursos naturais em desacordo com a legislação ambiental vigente, o que motivou o deslocamento das equipes ao local.

Durante a ação, foi efetuada a prisão em flagrante de um indivíduo pelos crimes de exploração ilegal de recursos naturais, usurpação de bens da União e resistência à ação policial. Também foram apreendidos uma arma de fogo e uma escavadeira hidráulica utilizada na atividade ilícita.

Denúncias podem ser realizadas por meio do canal Comunica PF, disponível no site oficial: www.gov.br/pf.

Operação

Na madrugada desta terça-feira, Policiais Federais e Policiais Militares do BPFRON-PMPR realizavam patrulhamento na área rural de Mercedes, quando visualizaram caminhão trafegando em alta velocidade e com as luzes apagadas.

Iniciado procedimento de abordagem, o motorista iniciou fuga desobedecendo sinais luminosos e sonoros emitidos pelos policiais e abandonando o caminhão após alguns quilômetros.

O caminhão estava carregado com 12,5 mil pacotes de cigarros paraguaios e por este motivo foi apreendido. Foram realizadas buscas na região com o intuito de localizar os responsáveis pelos veículos e pela carga, porém nenhum suspeito foi encontrado.

Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra para providências cabíveis.

Edições digital e impressa