Novas fases da Operação Lesa Pátria, deflagradas constantemente, trazem novo material às investigações. A perícia ainda precisa concluir, por exemplo, a análise em ao menos 90 aparelhos celulares apreendidos nas operações.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
A Polícia Federal prorrogou, mais uma vez, o prazo final do inquérito que investiga os atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. A nova dilação permite que as investigações de mantenham em andamento até janeiro de 2025.
O inquérito tinha como data limite janeiro de 2024, mas tem sido constantemente prorrogado, em razão de demandas ainda não finalizadas.
Operação Lesa Pátria
Além disso, novas fases da Operação Lesa Pátria, deflagradas constantemente, trazem novo material às investigações. A perícia ainda precisa concluir, por exemplo, a análise em ao menos 90 aparelhos celulares apreendidos nas operações.
Apesar da continuidade dos trabalhos, os investigadores reiteram que os acusados pelos atos já foram todos identificados e os casos relatados diretamente ao Supremo Tribunal Federal.
As investigações decorrem, agora, da identificação dos iniciadores e dos eventuais financiadores dos atos de depredação e tentativa de golpe de Estado.
Desde o início da Operação Lesa Pátria, a PF já cumpriu 97 mandados de prisão, 313 buscas e apreensão e confiscou 11,6 milhões de reais em bens e valores dos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.