Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2025

PF cumpre mandados na Câmara dos Deputados

A Operação Transparência investiga irregularidades em emendas parlamentares na Câmara dos Deputados, com mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal.

Sexta, 12 de Dezembro de 2025 às 11:37, por: CdB

A Operação Transparência tem o objetivo de apurar irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

Por Redação, com ABr – de Brasília

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira , em Brasília, dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flavio Dino.

PF cumpre mandados na Câmara dos Deputados | Operação apura irregularidades na destinação de recursos públicos
Operação apura irregularidades na destinação de recursos públicos

A Operação Transparência tem o objetivo de apurar irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

Um dos mandados foi cumprido na Câmara dos Deputados e o segundo na residência de uma assessora parlamentar, que atualmente ocupa um Cargo de Natureza Especial na liderança do Partido Progressista (PP).

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal estão sendo investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.

Operação contra falso policial federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação APATE, com o objetivo de combater a prática de uso indevido de símbolos institucionais e a falsa personificação de autoridade policial em aplicativos e plataformas digitais.

A investigação teve início após a identificação de um perfil em rede social que utilizava fotografias com vestimentas, distintivos e insígnias semelhantes às da Polícia Federal, além da exibição de arma de fogo ou simulacro, com o propósito de transmitir aparência enganosa de legitimidade funcional. As diligências preliminares permitiram identificar o responsável pelo perfil e confirmar a utilização indevida de símbolos protegidos pela legislação federal.

O aprofundamento das investigações revelou a possível existência de materiais utilizados para reforçar a falsa identidade, tais como distintivos, fardamento e dispositivos eletrônicos destinados à produção e divulgação das imagens. Diante desses elementos, foram representadas e deferidas medidas cautelares de busca e apreensão em endereços vinculados ao investigado, visando à localização de objetos, dispositivos e demais elementos probatórios relacionados às condutas ilícitas.

A 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia autorizou a ação deflagrada nesta data, sendo que as investigações prosseguem com a análise do material apreendido. Os envolvidos poderão responder pelo crime de uso indevido de símbolos públicos , além de outros delitos que vierem a ser identificados no curso das apurações, cuja pena pode chegar a seis anos de reclusão.

Edições digital e impressa