Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Passeios de trem na Itália ganham destaque em jornal dos EUA

Descubra os incríveis passeios de trem na Itália, incluindo o famoso Trem das Folhagens e o bondinho de Opicina, destacados pelo New York Times.

Sexta, 17 de Outubro de 2025 às 13:53, por: CdB

Um dos passeios é o trem panorâmico da Ferrovia Vigezzina Centovalli, também conhecido como “Trem das Folhagens”.

Por Redação, com ANSA – de Nova York, Roma

O jornal norte-americano The New York Times colocou duas linhas ferroviárias da Itália entre as cinco melhores experiências de outono nos trilhos da Europa.

Passeios de trem na Itália ganham destaque em jornal dos EUA | Vista da Ferrovia Vigezzina Centovalli, no norte da Itália
Vista da Ferrovia Vigezzina Centovalli, no norte da Itália

Um dos passeios é o trem panorâmico da Ferrovia Vigezzina Centovalli, também conhecido como “Trem das Folhagens” e que atravessa uma região rica em natureza na fronteira ítalo-suíça, com vales alpinos, densas florestas de castanheiros, cachoeiras, vinhedos e vilarejos históricos.

A viagem começa em Locarno, município situado na margem do Lago Maggiore e destino turístico do Ticino, o cantão de língua italiana da Suíça, e termina em Domodossola, na região do Piemonte, já na Itália.

“Deixando para trás as costas repletas de palmeiras e os jardins floridos de Locarno, os vagões semelhantes a bondes movem-se em ritmo lento, às vezes desaparecendo nas profundezas sombrias das florestas e na escuridão dos túneis e depois ressurgindo ao cruzar rios alpinos”, escreveu o NYT.

“Os trens passam por florestas de faias douradas e ocasionais castanheiros. Em Domodossola, a estação fica no centro histórico, perto da emblemática Piazza Mercato, com cafés e trattorias sob arcos góticos”, acrescentou. O trajeto custa a partir de 24 euros (R$ 152).

Já o segundo passeio destacado pelo New York Times é o bonde de Opicina, único transporte do tipo remanescente em Trieste, no nordeste do país, e que foi reaberto neste ano, após quase uma década fechado para modernização.

Bondinho azul

O bondinho azul leva da Piazza Dalmazia, a poucos metros da costa do Mar Adriático, até o distrito de Opicina, popular destino para trilhas na região.

“Deixando para trás o movimentado centro da cidade [Trieste] com seus cafés acolhedores, o bonde faz uma breve parada técnica. Acoplado a um funicular, inicia uma subida íngreme ao longo de luxuosas vilas. Logo, uma vista panorâmica da cidade se abre sobre os jardins vizinhos, com o Adriático ao fundo”, disse o NYT.

A jornada de pouco mais de cinco quilômetros leva 35 minutos e custa 1,85 euro (R$ 12). Os outros três passeios mencionados pelo jornal são o trem MiraDouro, em Portugal, a Rota do Vinho da Alsácia, na França, e a Ferrovia Keighley and Worth Valley, no Reino Unido.

Edições digital e impressa