Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Termas de Caracalla passam a receber visitas noturnas

Descubra as Termas de Caracalla em Roma com visitas noturnas exclusivas entre 12 de outubro e 2 de novembro. Uma experiência imersiva e única.

Quinta, 09 de Outubro de 2025 às 14:58, por: CdB

Organizados pela Superintendência Especial de Roma, os passeios vão ocorrer a partir das 19h (horário local) e as visitas guiadas deverão durar aproximadamente 40 minutos.

Por Redação, com ANSA – de Roma

As Termas de Caracalla, consideradas uma das maiores e mais luxuosas construções do Império Romano, serão abertas para visitas noturnas entre os dias 12 de outubro e 2 de novembro na capital da Itália.

Termas de Caracalla passam a receber visitas noturnas | Passeios vão ocorrer entre 12 de outubro e 2 de novembro
Passeios vão ocorrer entre 12 de outubro e 2 de novembro

Organizados pela Superintendência Especial de Roma, os passeios vão ocorrer a partir das 19h (horário local) e as visitas guiadas deverão durar aproximadamente 40 minutos.

– As aberturas noturnas nas Termas de Caracalla representam uma oportunidade única de vivenciar um dos locais simbólicos da Roma Antiga em uma dimensão nova e imersiva – explicou Daniela Porro, superintendente especial de Roma.

Os visitantes poderão passear livremente no parque termal, no Mitreu, que é um local de devoção, e nas salas subterrâneas, normalmente não abertas ao público, onde se encontram as refinadas e funcionais técnicas de engenharia do mundo romano.

O passeio é complementado pelo espelho d’água com instalações de luzes, efeitos de vapor e jatos d’água, criando uma atmosfera que recorda as Termas Imperiais de Roma.

As visitas estão programadas para os dias 12, 16, 17, 18, 24, 25 e 30 de outubro, além de 1º e 2 de novembro. Mais informações sobre os passeios e as reservas podem ser acessadas no site soprintendenzaspecialeroma.it

Termas de Caracalla

As Termas de Caracalla eram o segundo maior complexo de banhos públicos da capital italiana e foram construídas durante os reinados dos imperadores romanos Lúcio Sétimo Severo e Caracalla.

Na época, ao contrário da maioria das termas, não existia fonte de água termal e os operários trabalhavam dia e noite para manter a água quente. O local é um dos mais bem conservados complexos termais da Itália.

Edições digital e impressa