Rio de Janeiro, 25 de Dezembro de 2025

Papa Leão XIV pede 'coragem' para Ucrânia e Rússia negociarem paz

Em sua mensagem de Natal, o Papa Leão XIV pede coragem para que Ucrânia e Rússia negociem a paz e destaca a responsabilidade de todos na construção de um mundo melhor.

Quinta, 25 de Dezembro de 2025 às 11:04, por: CdB

Como manda a tradição, Robert Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para uma multidão de 26 mil fiéis e destacou que todos têm “responsabilidade” na construção da paz.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Leão XIV fez uma defesa dos excluídos e oprimidos em sua primeira Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo), a tradicional bênção pronunciada pelos pontífices nos dias de Natal e Páscoa, na qual também percorreu as principais crises da atualidade, da Ucrânia à Faixa de Gaza.

Papa Leão XIV pede 'coragem' para Ucrânia e Rússia negociarem paz | Papa Leão XIV celebra bênção natalina no Vaticano
Papa Leão XIV celebra bênção natalina no Vaticano

Como manda a tradição, Robert Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para uma multidão de 26 mil fiéis e, em meio a uma chuva fraca em Roma, destacou que todos têm “responsabilidade” na construção da paz.

– Se cada um de nós, a todos os níveis, em vez de acusar os outros, reconhecesse em primeiro lugar as próprias falhas, pedisse perdão a Deus e, ao mesmo tempo, se colocasse no lugar dos que sofrem, mostrando-se solidário com os mais fracos e oprimidos, então o mundo mudaria – afirmou o papa.

– Quem não ama não se salva, está perdido. E quem não ama o irmão que vê, não pode amar o Deus que não vê – acrescentou Leão XIV, ressaltando que, “sem um coração livre do pecado, não se pode ser homens e mulheres pacíficos e construtores de paz”.

– Cada um pode e deve fazer sua parte para rejeitar o ódio, a violência, a contraposição e para praticar o diálogo, a paz, a reconciliação – salientou.

Em sua mensagem, o pontífice invocou “justiça, paz e estabilidade para o Líbano, a Palestina, Israel e a Síria” e pediu um “espírito comunitário e colaborativo em todo o continente europeu, fiel às suas raízes cristãs e à sua história, solidária e acolhedora com quem passa necessidade”.

– Rezemos de modo especial pelo povo ucraniano tão massacrado: que o barulho das armas acabe e que as partes envolvidas, apoiadas pelo empenho da comunidade internacional, encontrem a coragem de dialogar de modo sincero, direto e respeitoso – disse.

O papa ainda lamentou pelas vítimas “de todas as guerras em curso no mundo, especialmente as esquecidas”, citando os conflitos e crises humanitárias no Sudão, no Sudão do Sul, no Mali, em Burkina Fasso e na República Democrática do Congo.

Além disso, pediu orações pela “querida população do Haiti”, para que o país, “cessando toda a forma de violência, possa progredir no caminho da paz e da reconciliação”, e pelas lideranças políticas na América Latina, para que “deem espaço ao diálogo pelo bem comum e não a preconceitos ideológicos e de parte”.

Myanmar

Leão XIV também pediu reconciliação em Myanmar, palco de uma longa guerra civil, e entre Tailândia e Camboja, que entraram em conflito neste ano, reacendendo antigas disputas de fronteira, além de orações pelas populações do Sul asiático e da Oceania, “duramente provadas por recentes e devastadoras calamidades naturais”.

– Perante tais provações, convido todos a renovar com convicção o nosso empenho comum em socorrer quem sofre. Não nos deixemos vencer pela indiferença em relação a quem sofre, porque Deus não é indiferente às nossas misérias – ressaltou.

Segundo o pontífice, Jesus Cristo identifica-se “com aqueles que não têm mais nada e perderam tudo, como os habitantes de Gaza; com quem sofre com a fome e a pobreza, como o povo do Iêmen; com aqueles que fogem da própria terra em busca de um futuro em outro lugar, como os muitos refugiados e migrantes que atravessam o Mediterrâneo ou o continente americano; com aqueles que são explorados, como muitos trabalhadores mal remunerados; com aqueles que estão na prisão e, muitas vezes, vivem em condições desumanas”.

Edições digital e impressa