Leão XIV destacou que, ao final do ano, a Igreja é chamada a colocar todas as experiências diante de Deus, confiando na sua misericórdia e providência.
Por Redação, com Reuters – de Roma
O papa Leão XIV lamentou, nesta quarta-feira, que o ano de 2025 termina marcado pela “devastação” da guerra e pela morte de Francisco, durante sua última audiência geral.

— O ano passado foi certamente marcado por eventos importantes: alguns alegres, como a peregrinação de tantos fiéis por ocasião do Ano Santo; outros dolorosos, como o falecimento do papa Francisco e as guerras que continuam a devastar o planeta — afirmou o Pontífice diante de milhares de fiéis na Praça São Pedro.
Resposta
Leão XIV destacou que, ao final do ano, a Igreja é chamada a colocar todas as experiências diante de Deus, confiando na sua misericórdia e providência. Nesse contexto, recordou a tradição do canto solene do Te Deum, que será entoado na noite de encerramento do ano, como sinal de agradecimento pelos dons recebidos.
O Pontífice também exortou os fiéis a realizarem um sincero exame de consciência.
— Somos chamados a meditar sobre o que o Senhor fez por nós no ano passado, a avaliar nossa resposta aos seus dons e a pedir perdão pelas vezes em que não valorizamos suas inspirações e não aproveitamos ao máximo os talentos que ele nos confiou — concluiu.