Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2026

Explosão em estação de esqui na Suíça causa tragédia

Uma explosão devastadora no bar Le Constellation em Crans-Montana deixou ao menos 40 mortos e 100 feridos. Saiba mais sobre o incidente e as equipes de resgate.

Quinta, 01 de Janeiro de 2026 às 13:39, por: CdB

O incidente devastou o bar Le Constellation, um popular ponto turístico de Crans-Montana. Equipes de resgate, incluindo o serviço italiano de montanha do Vale de Aosta, atuavam no local.

Por Redação, com AP – de Crans-Montana – Suíça

A explosão seguida por um incêndio durante a festa de Ano Novo, na madrugada desta quinta-feira, deixou ao menos 40 mortos e cerca de 100 feridos – a maioria em estado grave – na estação de esqui Crans-Montana, nos Alpes suíços. Segundo a polícia local, algumas vítimas ainda não foram identificadas devido às queimaduras, e o número de mortos e feridos tende a aumentar.

Explosão em estação de esqui na Suíça causa tragédia | O Le Constellation é um dos principais pontos atrativos da estação de esqui suíça
O Le Constellation é um dos principais pontos atrativos da estação de esqui suíça

O incidente devastou o bar Le Constellation, um popular ponto turístico de Crans-Montana. Equipes de resgate, incluindo o serviço italiano de montanha do Vale de Aosta, atuavam no local.

Imagens divulgadas pela mídia suíça mostram o prédio em chamas e equipes de socorro trabalhando nas proximidades. O porta-voz das autoridades informou que “a operação ainda está em andamento” e que o incidente não está sendo tratado como um ataque terrorista.

 

Familiares

A polícia cantonal suíça disponibilizou uma linha telefônica de apoio: +41 848 112117, acessível também do Brasil. A embaixada brasileira em Genebra não soube precisar, ainda, se há brasileiros entre os mortos e feridos no incidente.

Explosão em estação de esqui na Suíça causa tragédia | As equipes de atendimento permaneciam no local, em busca de sobreviventes
As equipes de atendimento permaneciam no local, em busca de sobreviventes

Segundo o Conselheiro de Estado Stéphane Ganzer, chefe do Departamento de Instituições, “a explosão foi causada por um incêndio, uma fogueira que se alastrou por todo o estabelecimento”. Uma hipótese que circula, ainda não confirmada, é de que fogos de artifício possam ter sido lançados no bar. Algumas das vítimas são de outros países, embora as nacionalidades exatas não tenham sido divulgadas.

A polícia da Suíça descreveu Crans-Montana como uma “estação de esqui de renome internacional com muitos turistas”. O presidente Guy Parmelin adiou seu tradicional discurso de Ano Novo, que estava previsto para o meio-dia desta quinta (1º), devido à grave explosão.

 

Velas

Duas jovens francesas que disseram estar no bar contaram à estação francesa de TV BFM que viram o fogo começar no subsolo do clube depois que uma garrafa contendo “velas de aniversário” foi colocada muito perto do teto de madeira.

— O fogo se espalhou pelo teto muito rapidamente”, disse uma das duas mulheres, que se identificaram como Emma e Albane, à BFM TV. As duas disseram que conseguiram subir uma escada estreita até o térreo, quando o pânico se instalou, e escapar do prédio. Minutos depois, o fogo também atingiu o andar térreo — descreveu uma delas.

Imagens de vídeo verificadas pela agência inglesa de notícias Reuters mostraram o fogo se espalhando pelo prédio, com pessoas do lado de fora da boate, algumas delas correndo e gritando.

 

Público VIP

Crans-Montana fica nos Alpes Suíços, na parte francófona do cantão de Valais. Situa-se num planalto acima da cidade de Sierre, a cerca de 1.500 metros de altitude (4.920 pés) acima do nível do mar, com vista para os Alpes Valaisanos e para a montanha Weisshorn.

Ao longo dos anos, o resort atraiu uma longa lista de celebridades, incluindo o astro de James Bond, Roger Moore, que morou lá até sua morte em 2017. A modelo Claudia Schiffer, o ator Hugh Grant e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy também já passaram por lá.

 

Visitantes

O local sedia grandes eventos, incluindo o torneio de golfe Omega European Masters, que atraiu mais de 48 mil espectadores em 2024, e a Copa do Mundo de Esqui Alpino, com a presença de 37 mil pessoas.

Cerca de três milhões de pessoas visitam Crans-Montana todos os anos, um número muito superior à população local de 10,5 mil habitantes.

De novembro de 2023 a outubro de 2024, os viajantes suíços representaram 66% das estadias em hotéis, de acordo com dados do Comitê de Turismo e Congressos de Crans-Montana. Em seguida, vieram os turistas da França (7,3%), Itália (3,7%), Reino Unido (3,5%), os Estados Unidos (2,8%), os estados do Golfo (2,4%), Bélgica (2,1%) e Alemanha (2,0%).

Edições digital e impressa