Outra mudança promovida por Leão XIV é o retorno da missa do dia de Natal, em 25 de dezembro, às 10h da manhã.
Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano
O papa Leão XIV voltará a celebrar a Missa do Galo, na véspera de Natal, às 22h (horário local), algo que não acontece desde 2009.

O horário da homilia na Basílica de São Pedro foi confirmado pelo Vaticano nesta terça-feira.
Em 2008, o papa Bento XIV chegou a realizar a Missa do Galo à meia-noite, como ainda é tradição em muitas igrejas católicas, mas, a partir de 2010, passou a celebrá-la às 21h30, horário mantido por Francisco na primeira metade de seu pontificado.
Com a pandemia de covid-19, em 2020, Jorge Bergoglio antecipou a solenidade para 19h30, para respeitar as restrições de circulação vigentes na Itália, e depois decidiu mantê-la nesse horário nos anos seguintes.
Outra mudança promovida por Leão XIV é o retorno da missa do dia de Natal, em 25 de dezembro, às 10h da manhã. Nessa data, Francisco costumava realizar apenas a bênção Urbi et Orbi (“À cidade e ao mundo”), na qual abordava as principais crises da atualidade, a partir do meio-dia.
Papa Leão XIV celebrará missa em sufrágio de Francisco
O papa Leão XIV celebrará uma missa em sufrágio de seu antecessor, Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, aos 88 anos de idade.
Segundo o calendário de celebrações pontifícias divulgado nesta terça-feira pelo Vaticano, o evento acontecerá em 3 de novembro, logo após o Dia de Finados, a partir das 11h (horário local), na Basílica de São Pedro.
De acordo com a Santa Sé, a missa será em sufrágio de Jorge Bergoglio e de todos os cardeais e bispos mortos ao longo do ano, celebração tradicional no calendário dos pontífices.
Francisco governou a Igreja Católica por cerca de 12 anos e faleceu em decorrência de um AVC seguido de parada cardíaca, após dois meses de batalha contra uma pneumonia.
Já Leão XIV, 70, foi eleito para o trono de Pedro no início de maio.