Garrafas de vidro foram liberadas para uso de ambulantes em decreto publicado na quarta-feira.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Operação Verão, que começou em setembro, será ampliada neste fim de semana nas Zonas Sul e Sudoeste da cidade, informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), nesta sexta-feira. Na quarta, um novo decreto municipal autorizou os barraqueiros a voltar a usar garrafas de vidro na preparação de caipirinhas, caipifrutas e caipivodkas — desde que as garrafas sejam originais com tampa, além das medidas sanitárias, para evitar novos casos de contaminação por metanol.

A fiscalização ficará a cargo da Seop e do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio).
– Quero destacar a volta das garrafas de vidro de destilados somente para produção de drinks e somente dentro das barracas. Essa necessidade se dá em virtude de um alerta de saúde em relação ao metanol – disse o secretário Marcus Belchior.
O que muda na fiscalização
A primeira novidade é a instalação de novas placas com orientação de posturas para banhistas que começaram a ser instaladas na orla da Zona Sul. Já na Zona Sudoeste, a operação de fechamento da Prainha e de Grumari volta a ser implantada e agentes vão reforçar as ações de combate aos flanelinhas que atuam na região.
O bairro de Copacabana é a primeira região da cidade a receber as novas placas com orientações para os banhistas. Serão aproximadamente 250 placas instaladas ao longo de toda a orla do Rio com um QR Code que leva para um hotsite da Operação Verão. A página na internet contém todas as informações sobre que é permitido e o que é proibido nas areias.
Neste fim de semana, aproximadamente 200 fiscais vão atuar na orla. A operação especial visa combater flanelinhas, ambulantes ilegais e fiscalizar barraqueiros e ambulantes legalizados.
Bloqueios na Zona Sudoeste
Ao mesmo tempo, na Zona Sudoeste será retomada neste fim de semana a operação de bloqueios para monitoramento de acesso de veículos ao Parque Municipal da Prainha e ao Parque Municipal Natural de Grumari. Os pontos de bloqueios serão na Estrada da Guanabara x Estrada do Pontal; e na Estrada de Grumari x Estrada Roberto Burle Marx.
A operação se estenderá até o dia 1º de maio de 2026, sempre das 08h às 15h.
Ação especial de combate aos flanelinhas
As ações de combate aos flanelinhas que atuam nas regiões da Prainha e de Grumari serão intensificadas nos próximos dias, com uso de drone. O estacionamento só será permitido nas vagas autorizadas mediante o uso do talão autorizado pela prefeitura do Rio. Quem for flagrado extorquindo os motoristas, será conduzido para a delegacia.
A Operação Verão conta com a atuação de mais de mil agentes que intensificam as fiscalizações de ordenamento urbano, o patrulhamento preventivo e o controle do trânsito, além de proporcionar mais segurança à população no deslocamento às praias, na permanência na orla e na volta para casa, com acompanhamento das saídas dos pontos de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros. As ações também têm como objetivo coibir o estacionamento irregular e dar mais fluidez ao trânsito.