Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Operação prende mais de 10 após sequestro de ônibus na Zona Sudoeste

Uma operação policial na Zona Sudoeste do Rio prendeu 12 pessoas após sequestro de ônibus. A ação visa desarticular o Comando Vermelho em Jacarepaguá.

Segunda, 29 de Setembro de 2025 às 11:38, por: CdB

Ação conjunta das polícias e do MP mira a expansão do Comando Vermelho em Jacarepaguá; 18 linhas de ônibus tiveram que desviar a rota.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar e do Ministério Público prendeu 12 pessoas nesta segunda-feira durante uma ofensiva contra o avanço do Comando Vermelho em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio. 

Operação prende mais de 10 após sequestro de ônibus na Zona Sudoeste | Zona Sudoeste tem prisões, barricadas e ônibus tomados
Zona Sudoeste tem prisões, barricadas e ônibus tomados

Durante a ação, criminosos interditaram vias da região. Na Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, que liga a Freguesia à Cidade de Deus, barricadas em chamas fecharam os dois sentidos da pista, e um caminhão foi tomado e usado como bloqueio.

Já na Avenida Ayrton Senna, na altura do Anil, a pista lateral foi fechada depois que uma mulher entrou em dois ônibus e roubou as chaves. Na pista principal, um grupo incendiou entulho, mas a Polícia Militar interveio e liberou a via. O trânsito é intenso na região.

O grupo rendeu ainda um motorista que passava pela via, no intuito de carregar no carro da vítima armas e drogas. No entanto, eles foram detidos pelos agentes.

O Centro de Operações Rio orienta que os motoristas usem, como rota alternativa, a Estrada Arroio Pavuna e Estrada dos Bandeirantes. O Alto da Boa Vista também é uma opção para quem se desloca da Barra da Tijuca à Zona Norte da cidade.

São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades da Gardênia Azul e da Cidade de Deus. Até o momento, um fuzil, uma pistola e drogas foram apreendidos.

A operação

As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-Cap), da 32ª DP (Taquara), da 41ª DP (Tanque) e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) apontam que os grupos armados da facção utilizavam violência para expulsar moradores, intimidar e usar drones para monitorar incursões policiais.

Segundo os inquéritos, as duas comunidades desempenham papel estratégico na logística de expansão do grupo criminoso em toda a região.

A operação tem como objetivo desarticular a rede, prender lideranças, apreender armas e drogas e retirar de circulação envolvidos em homicídios, ataques a agentes de segurança e outras violações à ordem pública.

Participam da ação equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A operação conta ainda com o apoio da Polícia Civil do Pará.

Impactos

No momento, 18 linhas estão desviando para a segurança de rodoviários e passageiros:

315 Recreio x Central
352 Riocentro x Candelária
361 Recreio x Castelo
565 Tanque x Gavea
613 Vargem Grande x Del Castilho
SP613 Riocentro x Del Castilho
614 Alvorada x Del Castilho
692 Alvorada x Méier
693 Terminal Alvorada x Méier
862 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
880 Alvorada x Rio das Pedras
900 Merck x Downtown
990 Merck x Joatinga
353 Gardenia Azul x Terminal Gentileza
368 Riocentro x Candelária
861 Rio das Pedras x Curicica
987 Gardênia Azul x Pechincha

Duas unidades de saúde municipais, que atendem à região, suspenderam temporariamente o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários, e avaliam a possibilidade de reabertura nas próximas horas.

“Outras três unidades que também atendem à região mantêm o atendimento à população, mas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas”, informou a secretaria de saúde.

Edições digital e impressa