Ação conjunta das polícias e do MP mira a expansão do Comando Vermelho em Jacarepaguá; 18 linhas de ônibus tiveram que desviar a rota.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar e do Ministério Público prendeu 12 pessoas nesta segunda-feira durante uma ofensiva contra o avanço do Comando Vermelho em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio.

Durante a ação, criminosos interditaram vias da região. Na Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, que liga a Freguesia à Cidade de Deus, barricadas em chamas fecharam os dois sentidos da pista, e um caminhão foi tomado e usado como bloqueio.
Já na Avenida Ayrton Senna, na altura do Anil, a pista lateral foi fechada depois que uma mulher entrou em dois ônibus e roubou as chaves. Na pista principal, um grupo incendiou entulho, mas a Polícia Militar interveio e liberou a via. O trânsito é intenso na região.
O grupo rendeu ainda um motorista que passava pela via, no intuito de carregar no carro da vítima armas e drogas. No entanto, eles foram detidos pelos agentes.
O Centro de Operações Rio orienta que os motoristas usem, como rota alternativa, a Estrada Arroio Pavuna e Estrada dos Bandeirantes. O Alto da Boa Vista também é uma opção para quem se desloca da Barra da Tijuca à Zona Norte da cidade.
São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades da Gardênia Azul e da Cidade de Deus. Até o momento, um fuzil, uma pistola e drogas foram apreendidos.
A operação
As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-Cap), da 32ª DP (Taquara), da 41ª DP (Tanque) e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) apontam que os grupos armados da facção utilizavam violência para expulsar moradores, intimidar e usar drones para monitorar incursões policiais.
Segundo os inquéritos, as duas comunidades desempenham papel estratégico na logística de expansão do grupo criminoso em toda a região.
A operação tem como objetivo desarticular a rede, prender lideranças, apreender armas e drogas e retirar de circulação envolvidos em homicídios, ataques a agentes de segurança e outras violações à ordem pública.
Participam da ação equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A operação conta ainda com o apoio da Polícia Civil do Pará.
Impactos
No momento, 18 linhas estão desviando para a segurança de rodoviários e passageiros:
315 Recreio x Central
352 Riocentro x Candelária
361 Recreio x Castelo
565 Tanque x Gavea
613 Vargem Grande x Del Castilho
SP613 Riocentro x Del Castilho
614 Alvorada x Del Castilho
692 Alvorada x Méier
693 Terminal Alvorada x Méier
862 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
880 Alvorada x Rio das Pedras
900 Merck x Downtown
990 Merck x Joatinga
353 Gardenia Azul x Terminal Gentileza
368 Riocentro x Candelária
861 Rio das Pedras x Curicica
987 Gardênia Azul x Pechincha
Duas unidades de saúde municipais, que atendem à região, suspenderam temporariamente o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários, e avaliam a possibilidade de reabertura nas próximas horas.
“Outras três unidades que também atendem à região mantêm o atendimento à população, mas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas”, informou a secretaria de saúde.