Policiais civis da 152ª DP (Duas Barras) realizaram, a Operação Dia da Caça. A ação teve como objetivo coibir a caça ilegal no município e cumprir quatro mandados de busca e apreensão em residências da localidade.
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro
Policiais civis da 152ª DP (Duas Barras) realizaram, na quarta-feira, a Operação Dia da Caça. A ação teve como objetivo coibir a caça ilegal no município e cumprir quatro mandados de busca e apreensão em residências da localidade.
Uma pessoa foi presa em flagrante por porte de arma de fogo e crime ambiental. Houve ainda apreensão de quatro armas de fogo de fabricação caseira, além de objeos utilizados na caça e de animais mantidos em cativeiro.
Segundo os agentes, as investigações começaram após denúncias de que moradores possuíam armas de fogo sem registro e utilizavam desse armamento para a prática de caça ilegal, além de manutenção ilícita de animais em cativeiro.
Secretaria do Ambiente realiza desassoreamento do Rio Sarapuí
Como parte do programa Limpa Rio, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade iniciou, na quarta-feira, em Bangu, Zona Oeste do Rio, ações de limpeza e desassoreamento de trecho de quase dois quilômetros do Rio Sarapuí.
A expectativa é retirar 9 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. O serviço tem por objetivo melhorar o escoamento desse rio para minimizar as inundações decorrentes do transbordamento.
O Rio Sarapuí percorre, de sua nascente, na Serra de Bangu, à foz, no Rio Iguaçu, cerca de 36 quilômetros, passando pelos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio de Janeiro (abrangendo os bairros de Bangu, Padre Miguel e Senador Camará),. Esse corpo hídrico vem sendo beneficiado com intervenções executadas pelo Inea em vários trechos de seu percurso.
– O programa Limpa Rio cumpre um papel fundamental na prevenção dos impactos das chuvas. Estamos atuando em todo o estado e hoje iniciamos a ação em Bangu. É importante também despertar na população uma consciência ambiental e alegar sobre os perigos de jogar lixo nos rios - destacou o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Em 2020, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea retiraram 1,198 milhão de mtros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.