A declaração do Kremlin veio em um momento de forte tensão, com a expectativa de que tanto a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) quanto a Rússia realizem em breve exercícios militares para testar a prontidão de suas forças de armamento nuclear.
Por Redação, com Reuters - de Moscou
A Rússia disse nesta terça-feira que quatro regiões ucranianas, cuja anexação proclamou no mês passado, estão sob a proteção de seu arsenal nuclear.
A declaração do Kremlin veio em um momento de forte tensão, com a expectativa de que tanto a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) quanto a Rússia realizem em breve exercícios militares para testar a prontidão de suas forças de armamento nuclear.
Perguntado por repórteres se as regiões estavam sob o guarda-chuva nuclear de Moscou, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: "Todos estes territórios são partes inalienáveis da Federação Russa e todos eles são protegidos. Sua segurança está prevista no mesmo nível do resto do território da Rússia".
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse no mês passado que Moscou está pronta para usar armas nucleares se necessário para defender sua "integridade territorial". O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em 6 de outubro que o que chamou de ameaça feita por Putin aproximou o mundo do "Armagedon" mais do que em qualquer outro momento desde a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962, quando muitos temiam que uma guerra nuclear pudesse ser iminente.
Quase oito meses após a invasão da Ucrânia, alguns analistas acreditam que a probabilidade de Putin recorrer às armas nucleares aumentou desde que seu Exército sofreu uma série de grandes derrotas. O aliado de Putin, Alexander Lukashenko, o presidente de Belarus, advertiu o Ocidente na semana passada contra encurralar a Rússia.
Outros analistas argumentaram que o risco nuclear é exagerado, sugerindo que seria suicida para Putin embarcar em tal escalada.
Otan
A Otan está conduzindo exercícios de preparação nuclear esta semana e disse esperar que a Rússia realize seus próprios exercícios nucleares em breve, mas Peskov disse que não tinha informações sobre isso.
– Existe um sistema estabelecido de notificações para informar sobre a realização de exercícios, e isto é realizado através dos canais do Ministério da Defesa – disse ele.
Putin proclamou no mês passado que os territórios que Moscou estava tomando da Ucrânia fariam parte da Rússia "para sempre". Mas a Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro regiões e ainda tem que definir suas fronteiras.
A anexação foi condenada como ilegal pela Ucrânia, seus aliados ocidentais e por uma maioria esmagadora de países na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Rússia perdeu terreno nas quatro regiões desde que reivindicou o controle sobre elas em uma cerimônia do Kremlin em 30 de setembro. Peskov disse que ainda estavam em andamento trabalhos para integrá-las aos sistemas jurídico, econômico e de segurança da Rússia.