Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026

Morte de torcedor da Jovem Fla durante ação da PM é investigada

A morte de Léo Ribeiro, torcedor do Flamengo, é investigada após ação da PM no Rio de Janeiro. A Corregedoria da PM e a Delegacia de Homicídios apuram o caso.

Terça, 03 de Fevereiro de 2026 às 13:03, por: CdB

Léo Ribeiro, de 19 anos, foi atingido por dois disparos; a Corregedoria da Polícia Militar abriu inquérito para apurar o caso.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de Leonardo Lobo de Paiva Ribeiro, de 19 anos, morto com tiros de fuzil após reagir a uma abordagem policial em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, no domingo.

Morte de torcedor da Jovem Fla durante ação da PM é investigada | A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de Leonardo Lobo de Paiva Ribeiro, de 19 anos
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de Leonardo Lobo de Paiva Ribeiro, de 19 anos

De acordo com a Polícia Militar, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Morro dos Macacos foram acionados para atender a uma ocorrência de lesão corporal na Rua Barão de São Francisco. Durante a abordagem, o suspeito resistiu à ação e lutou com um dos policiais.

Ainda segundo a corporação, Leonardo teria tentado tomar a pistola do agente e chegou a arrancar o colete balístico do militar. Em seguida, outro militar disparou duas vezes.

A Corregedoria Geral da Polícia Militar (CGPM) abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ação. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas constatou a morte ao chegar no local.

Em imagens de câmeras de segurança é possível ver o momento em que o jovem, que estava de costas sendo revistado, se vira e começa a lutar com um dos policiais. Os dois vão ao chão.

É nesse momento que o outro agente dispara contra o homem, à queima-roupa. Então, o policial agredido consegue se desvencilhar, logo depois que Leonardo tira o colete dele, querendo se proteger.

Estudante e torcedor

Leonardo era estudante de História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em nota, a instituição lamentou a morte. Leia na íntegra:

“A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu com tristeza a notícia da morte de seu estudante Leonardo Lobo de Paiva Ribeiro, matriculado no Curso de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A Universidade presta solidariedade aos familiares e colegas, e espera que o poder público apure as responsabilidades por essa trágica ocorrência“.

No dia da morte, ele voltava da partida entre Flamengo e Corinthians. Apaixonado pelo clube rubro-negro, Leo fazia parte do 38º Pelotão da Torcida Jovem do Flamengo. Nas redes sociais, os perfis divulgaram notas lamentando a morte:

“Hoje nos despedimos de um jovem guerreiro, que desde cedo aprendeu a caminhar na ideologia, nos valores e no amor que movem a Torcida Jovem do Flamengo. LÉO seguirá vivo na memória de todos que compartilham do mesmo ideal, da mesma paixão e do mesmo amor pelo Flamengo e pelo GRCTJF. Que Deus conforte o coração dos flamiliares e amigos do Pelotão Central. Descanse em paz. Guerreiro Léo“, publicou o perfil do Grêmio Recreativo da Torcida Jovem do Flamengo.

“Nós, do 38º Pelotão/BDO, manifestamos profundo pesar pelo falecimento do nosso irmão e guerreiro Léo Ribeiro. Nossos sentimentos aos entes queridos, amigos e aos irmãos do Pelotão Central. Que Deus conforte todos os corações. Descanse em paz, guerreiro”, publicou outro perfil. 

Além disso, centenas de pessoas lamentaram as postagens de Leonardo nas redes sociais. Entre as mensagens, internautas escreveram: “vai deixar saudades” e “eterno mano, viveu intensamente”.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que instaurou investigação para esclarecer os fatos.

Edições digital e impressa