A ação faz parte da Operação Barricada Zero. Desde o início da força-tarefa, mais de 1,8 mil toneladas de entulhos, concreto, pedras, pneus e estruturas metálicas já foram retiradas das ruas em todo Estado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Militar faz uma operação, na manhã desta segunda-feira, em Manguinhos, Zona Norte do Rio. A ação reúne forças especiais e tem como alvo grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e no roubo de veículos. Um homem foi preso.

Nas redes sociais, a plataforma Onde Tem Tiroteio informou que há relatos de disparos em uma área conhecida como Mandela. Até o momento, sem informações de feridos ou presos.
Participaram da ofensiva equipes do Comando de Polícia Pacificadora (CPP) e do Comando de Operações Especiais (COE), incluindo agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Policiais também levaram equipamentos para a retirada de barricadas instaladas nas vias da comunidade.
Segundo a corporação, o suspeito detido tem duas anotações criminais por homicídio e tráfico de drogas.
Operação Barricada Zero
Agentes também atuam na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. Militares do 14º BPM (Bangu) utilizam retroescavadeiras e caminhões para desmontar barricadas instaladas por traficantes da região.
A ação faz parte da Operação Barricada Zero. Desde o início da força-tarefa, mais de 1,8 mil toneladas de entulhos, concreto, pedras, pneus e estruturas metálicas já foram retiradas das ruas em todo Estado.
PM prende quatro e apreende três fuzis no Morro do Estado, em Niterói
A Polícia Militar prendeu quatro criminosos e apreendeu três fuzis durante uma operação no Morro do Estado, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no sábado. A ação ocorreu após denúncia de tráfico de drogas na Travessa São Sebastião e reforça o clima de violência causado pela disputa territorial entre facções criminosas na cidade.
Segundo o 12º BPM (Niterói), os suspeitos tentaram fugir para o interior da comunidade ao perceberem a aproximação dos policiais, mas acabaram cercados e detidos. Todos os presos possuem anotações criminais, e um deles estava foragido da Justiça.
Com o grupo, os agentes apreenderam um fuzil calibre 7.62, com um carregador e 20 munições intactas, além de outros dois fuzis calibre 5.56, acompanhados de quatro carregadores e 104 munições. Também foram encontrados três fardamentos do tipo “ghillie” — usados para camuflagem em áreas de mata — e duas capas de coletes balísticos.
A ocorrência foi encaminhada à 76ª DP (Niterói), onde o caso foi registrado. Os criminosos vão responder por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Guerra entre facções em Niterói
O Morro do Estado, assim como as comunidades da Palmeira e do Santo Cristo, no bairro Fonseca, vivem sob constante tensão devido à disputa de território entre criminosos do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP). Moradores relatam frequentes confrontos armados, tiroteios e interrupções na rotina da região.
De acordo com a PM, a ação deste sábado foi resultado de trabalho de monitoramento e inteligência, que identificou a movimentação de criminosos fortemente armados na localidade.
Outra ação policial
Em uma segunda ocorrência no mesmo dia, policiais do 12º BPM foram verificar um alerta sobre homens em atitude suspeita na Comunidade do Rato Molhado. Após abordagem, foram apreendidos rádios comunicadores, celulares e drogas. Três criminosos foram detidos e encaminhados à 81ª DP (Itaipu), onde o caso foi registrado.