Lula aproveitou para fazer um balanço do governo, até agora, no encontro que durou mais de duas horas na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Por Redação – de Brasília
No jantar organizado para um pequeno grupo de líderes da base aliada, na noite anterior, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a flexionar a veia política que marcou seus dois períodos anteriores. Enquanto garantia a todos sua disposição de concorrer ao quarto e último mandato, definia nos bastidores a nomeação para a chefia do Ministério das Comunicações, anunciada nesta quinta-feira.

Lula aproveitou para fazer um balanço do governo, até agora, no encontro que durou mais de duas horas na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro ocorreu nos mesmos moldes de um jantar promovido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no início deste mês.
Solícito e bem-humorado, o presidente derrubou qualquer crítica à falta de convívio com os parlamentares, neste mandato. Aos convivas, Lula prometeu manter contato mais ativo com o Parlamento e garantiu que seu governo depende mais do Congresso do que o Congresso depende do Planalto.
Novo ministro
Entre os convidados, o líder do União Brasil (UB), deputado Pedro Lucas (MA), que recusou a indicação para assumir o Ministério das Comunicações mesmo após ter sido anunciado no cargo, não apenas participou do jantar mas das conversas que definiram o próximo ocupante do cargo.
Nesta manhã, apareceu o resultado das negociações fechadas na noite passada. O presidente Lula confirmou a indicação do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, para a chefia do Ministério das Comunicações. Nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, confirma a posse do novo ministro nesta manhã, durante breve solenidade no Palácio do Planalto.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações”, afirma a nota.
Aliado
O atual ministro foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com quem Lula conversou ao longo dos últimos dias. Ele também é aliado do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB). Também presentes nas articulações estavam o ex-ministro Juscelino Filho e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.
Frederico de Siqueira Filho é presidente da Telebras desde maio de 2023. Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, tem mais de 25 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, sobretudo na iniciativa privada, segundo seu currículo profissional.
O executivo ocupou por 10 anos a diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil. Antes de assumir a companhia, foi diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi, e liderava a parte comercial nas regiões Norte e Nordeste. Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Telebras é uma sociedade de economia mista de capital aberto.