Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2025

Lula e Janja embarcam para velório e sepultamento do papa Francisco

O presidente Lula e a primeira-dama Janja embarcam para Roma para o velório e sepultamento do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. Cerimônia segue ritos simplificados.

Terça, 22 de Abril de 2025 às 18:50, por: Redação Brasília

A cerimônia ocorrerá neste sábado, após os ritos que seguirão o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis — manual litúrgico cujas diretrizes foram simplificadas pelo próprio Francisco em novembro do ano passado.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, embarcarão nos próximos dias para Roma, para participar do velório e do sepultamento do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos. A comitiva do presidente contará com a presença de ministros e parlamentares. A data da partida ainda será definida, em conjunto com o cerimonial do Vaticano.

Lula e Janja embarcam para velório e sepultamento do papa Francisco | O papa Francisco abençoa o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Vaticano
O papa Francisco abençoa o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Vaticano

A cerimônia ocorrerá neste sábado, após os ritos que seguirão o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis — manual litúrgico cujas diretrizes foram simplificadas pelo próprio Francisco em novembro do ano passado. O protocolo prevê até nove dias de cerimônias.

 

Gestos

Lula e Francisco mantinham uma relação de proximidade e afinidade política, marcada por encontros e gestos simbólicos desde que o petista deixou a prisão. O primeiro encontro ocorreu em fevereiro de 2020, três meses após a libertação do ex-presidente.

Continue lendo

Em junho de 2018, quando Lula ainda cumpria pena na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, um enviado do papa tentou entregar ao petista um terço abençoado por Francisco. A entrada foi barrada pelos agentes federais, mas o presente foi entregue posteriormente, acompanhado de uma mensagem. A Santa Sé esclareceu que o gesto era de natureza pessoal e não institucional.

 

Gaza

Desde que voltou à Presidência, Lula reuniu-se com o papa por duas vezes. Em junho de 2023, esteve com Francisco no Vaticano ao lado da primeira-dama, Janja. No ano seguinte, reuniram-se durante a cúpula do G7, em Puglia, no sul da Itália. Os encontros foram marcados por alinhamento em temas como o combate à fome, justiça social e defesa da paz em conflitos como a guerra na Ucrânia e os bombardeios na Faixa de Gaza.

O diálogo entre ambos sempre esteve atravessado por críticas à judicialização da política. Em entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada em 2022, Francisco afirmou que a ‘Operação Lava Jato’ foi impulsionada por “notícias falsas na mídia que criaram um clima favorável ao julgamento”.

Segundo o pontífice, o caso de Lula foi marcado por irregularidades processuais e manipulação midiática.

— Eles armam o cenário através da mídia de tal forma que têm um efeito sobre aqueles que devem julgar e decidir — resumiu Francisco.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo