Algumas mudanças na estrutura vêm para dar conta de compromissos de campanha, como a criação de uma pasta dos Povos Originários. Outras para adequar o ministério de Lula às propostas de trabalho resultantes dos grupos técnicos do Gabinete de Transição.
Por Redação, com RBA - de Brasília
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma medida provisória para formatar a nova estrutura ministerial que comporá sua estrutura de governo. Conforme Lula já havia dito, os ministérios terão estrutura semelhante à de sua segunda gestão (2007-2010). Mas com alguns ajustes que, embora impliquem em ampliação do número de pastas, “não resultem em ampliação de cargos nem alteração no custo e volume de gastos”, como disse o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ex-governador da Bahia terá como número 2 da pasta a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior.
Algumas mudanças na estrutura vêm para dar conta de compromissos de campanha, como a criação de uma pasta dos Povos Originários. Outras para adequar o ministério de Lula às propostas de trabalho resultantes dos grupos técnicos do Gabinete de Transição. “Os grupos fizeram um trabalho muito bom durante a transição. Apresentaram propostas, mas algumas têm de ser adequadas para o tamanho que nós temos da estrutura e dos cargos que estão disponíveis. Então, isso foi conversado com o presidente”, disse presidenta do PT, Gleisi Hoffman, ao site do Gabinete da Transição.
Lula apresentou no final da manhã desta quinta os seguintes nomes:
Ministro das Relações Institucionais – Alexandre PadilhaMinistro da Secretaria Geral da Presidência da República – Márcio MacedoAdvogado Geral da União – Jorge MessiasControladoria-Geral da União – Vinicius Marques de CarvalhoMinistra da Saúde – Nísia TrindadeMinistro da Educação – Camilo SantanaMinistra da Gestão – Esther DweckMinistro dos Portos e Aeroportos – Márcio FrançaMinistra da Ciência e Tecnologia – Luciana SantosMinistra das Mulheres – Cida GonçalvesMinistro do Desenvolvimento Social – Wellington DiasMinistra da Cultura – Margareth MenezesMinistro do Trabalho – Luiz MarinhoMinistra da Igualdade Racial – Anielle FrancoMinistro dos Direitos Humanos – Silvio AlmeidaMinistro da Indústria e Comércio – Geraldo AlckminDe acordo com o presidente eleito, os demais integrantes de seu ministério serão anunciados até a próxima terça.À medida que Lula anunciar novos ministros este post será atualizado.Confira os ministérios de Lula, e os ministros já confirmadosAdministração, controle e relações internas e externasCasa Civil – Rui CostaSecretaria-Geral da República – Márcio MacedoRelações Institucionais – Alexandre PadilhaGabinete de Segurança Institucional (GSI)Secretaria de ComunicaçãoAdvocacia-geral da União (AGU) – Jorge MessiasCorregedoria-Geral da União (CGU) – Vinicius Marques de CarvalhoRelações Exteriores – Mauro VieiraDefesa – José Mucio MonteiroGestão e Inovação – Esther DweckJustiça e Segurança Pública – Flávio DinoÁrea econômicaAgriculturaFazenda – Fernando HaddadIndústria e Comércio – Geraldo AlckminMinas e EnergiaPescaPlanejamentoInfraestrutura e desenvolvimentoCidadesCiência e Tecnologia – Luciana SantosComunicaçõesIntegração e DesenvolvimentoMeio AmbientePortos e Aeroportos – Márcio FrançaTransportesTurismoÁrea socialCultura – Margareth MenezesDesenvolvimento AgrárioDesenvolvimento Social, Família e Combate e Fome – Wellington DiasDireitos Humanos – Silvio AlmeidaEducação – Camilo SantanaEsporteIgualdade Racial – Anielle FrancoMulheres – Aparecida GonçalvesPovos IndígenasPrevidênciaSaúde – Nísia TrindadeTrabalho e Emprego – Luiz MarinhoPrincipais empresas públicasBanco da AmazôniaBanco do BrasilBanco do NordesteBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Aloizio MercadanteCaixa Econômica FederalPetrobras