Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Lula divulga mais nomes do ministério, mas falta atender a pedidos

Arquivado em:
Quinta, 22 de Dezembro de 2022 às 09:49, por: CdB

Algumas mudanças na estrutura vêm para dar conta de compromissos de campanha, como a criação de uma pasta dos Povos Originários. Outras para adequar o ministério de Lula às propostas de trabalho resultantes dos grupos técnicos do Gabinete de Transição.

Por Redação, com RBA - de Brasília

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma medida provisória para formatar a nova estrutura ministerial que comporá sua estrutura de governo. Conforme Lula já havia dito, os ministérios terão estrutura semelhante à de sua segunda gestão (2007-2010). Mas com alguns ajustes que, embora impliquem em ampliação do número de pastas, “não resultem em ampliação de cargos nem alteração no custo e volume de gastos”, como disse o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ex-governador da Bahia terá como número 2 da pasta a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior.

lula.jpeg
A primeira mulher presidenta da Fiocruz, Nísia Trindade, símbolo da resistência científica ao negacionismo na pandemia, foi confirmada primeira mulher a chefiar a pasta da saúde

Algumas mudanças na estrutura vêm para dar conta de compromissos de campanha, como a criação de uma pasta dos Povos Originários. Outras para adequar o ministério de Lula às propostas de trabalho resultantes dos grupos técnicos do Gabinete de Transição. “Os grupos fizeram um trabalho muito bom durante a transição. Apresentaram propostas, mas algumas têm de ser adequadas para o tamanho que nós temos da estrutura e dos cargos que estão disponíveis. Então, isso foi conversado com o presidente”, disse presidenta do PT, Gleisi Hoffman, ao site do Gabinete da Transição.

Lula apresentou no final da manhã desta quinta os seguintes nomes:

Ministro das Relações Institucionais – Alexandre Padilha Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República – Márcio Macedo Advogado Geral da União – Jorge Messias Controladoria-Geral da União – Vinicius Marques de Carvalho Ministra da Saúde – Nísia Trindade Ministro da Educação – Camilo Santana Ministra da Gestão – Esther Dweck Ministro dos Portos e Aeroportos – Márcio França Ministra da Ciência e Tecnologia – Luciana Santos Ministra das Mulheres – Cida Gonçalves Ministro do Desenvolvimento Social – Wellington Dias Ministra da Cultura – Margareth Menezes Ministro do Trabalho – Luiz Marinho Ministra da Igualdade Racial – Anielle Franco Ministro dos Direitos Humanos – Silvio Almeida Ministro da Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin De acordo com o presidente eleito, os demais integrantes de seu ministério serão anunciados até a próxima terça. À medida que Lula anunciar novos ministros este post será atualizado. Confira os ministérios de Lula, e os ministros já confirmados Administração, controle e relações internas e externas Casa Civil – Rui Costa Secretaria-Geral da República – Márcio Macedo Relações Institucionais – Alexandre Padilha Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Secretaria de Comunicação Advocacia-geral da União (AGU) – Jorge Messias Corregedoria-Geral da União (CGU) – Vinicius Marques de Carvalho Relações Exteriores – Mauro Vieira Defesa – José Mucio Monteiro Gestão e Inovação – Esther Dweck Justiça e Segurança Pública – Flávio Dino Área econômica Agricultura Fazenda – Fernando Haddad Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin Minas e Energia Pesca Planejamento Infraestrutura e desenvolvimento Cidades Ciência e Tecnologia – Luciana Santos Comunicações Integração e Desenvolvimento Meio Ambiente Portos e Aeroportos – Márcio França Transportes Turismo Área social Cultura – Margareth Menezes Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Social, Família e Combate e Fome – Wellington Dias Direitos Humanos – Silvio Almeida Educação – Camilo Santana Esporte Igualdade Racial – Anielle Franco Mulheres – Aparecida Gonçalves Povos Indígenas Previdência Saúde – Nísia Trindade Trabalho e Emprego – Luiz Marinho Principais empresas públicas Banco da Amazônia Banco do Brasil Banco do Nordeste Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Aloizio Mercadante Caixa Econômica Federal Petrobras
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo