Rio de Janeiro, 07 de Dezembro de 2025

Lula amplia presença do Brasil nas negociações do G20

O Brasil, sob a liderança de Lula, assume um papel central na cúpula do G20 de 2024, promovendo temas de solidariedade e sustentabilidade.

Sexta, 21 de Novembro de 2025 às 20:59, por: CdB

Como presidente do bloco em 2024, o Brasil tem participação destacada também nesta edição da cúpula, por integrar a ‘troika’ ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos.

Por Redação, com ABr – de Joanesburgo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, nesta sexta-feira, na capital sul-africana para participar da Cúpula de Líderes do G20 – grupo das maiores economias do mundo. “O G20 traz em 2025 o lema Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, temas de fundamental importância para o Brasil e para o Sul Global”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais nesta manhã.

Lula amplia presença do Brasil nas negociações do G20 | O presidente Lula (PT) chega a Joanesburgo, para a cúpula do G20
O presidente Lula (PT) chega a Joanesburgo, para a cúpula do G20

Como presidente do bloco em 2024, o Brasil tem participação destacada também nesta edição da cúpula, por integrar a ‘troika’ ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, próximo país a assumir o comando do fórum. A ‘troika’ é a cooperação entre a presidência atual, a anterior e a próxima do grupo para garantir a continuidade e a preparação para a cúpula.

Ao conduzir os trabalhos, a presidência sul-africana listou quatro prioridades para as discussões: fortalecimento da resiliência e capacidade de resposta a desastres; sustentabilidade da dívida pública de países de baixa renda; financiamento para a transição energética justa; e minerais críticos como motores de desenvolvimento e crescimento econômico.

 

Terras raras

O G20 é o principal órgão para cooperação econômica internacional, criado em 1999. A cúpula será dividida em três sessões temáticas e resultará em uma declaração de líderes. Entre os avanços, o texto vai tratar sobre os princípios que devem ser observados na extração e beneficiamento dos minerais estratégicos e terras raras.

Outros atos da cúpula incluem a declaração dos ministros de Finanças sobre sustentabilidade da dívida e um relatório sobre melhorias nos métodos de funcionamento do G20. A Presidência da África do Sul encerra o primeiro ciclo completo de presidências pelos países do grupo e manteve, por exemplo, uma prática iniciada pelo Brasil de reuniões inclusivas durante a semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, para que países não membros do G20 possam se fazer ouvir.

Neste sábado pela manhã, os líderes discutem crescimento econômico sustentável, abordam o financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas. À tarde, será a vez da sessão dedicada à mudança do clima, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética. No domingo, a reunião terá como tema os minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial.

 

Nova escala

À margem da cúpula, o presidente Lula também cumprirá na agenda encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades presentes e, no domingo, está prevista reunião entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). A iniciativa trilateral foi desenvolvida em 2003 no intuito de promover a cooperação entre os países do Sul Global.

Na sequência, Lula embarca para Maputo, capital de Moçambique, onde faz uma visita de trabalho na segunda-feira. A viagem se insere nas comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Moçambique é o maior beneficiário da cooperação brasileira com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) na África, cobrindo áreas diversificadas – saúde, agricultura, educação, formação profissional, entre outros – e envolvendo projetos estruturantes. Durante a visita, deverão ser revisitadas as cooperações em áreas como agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado. A previsão é que Lula embarque de volta para o Brasil ainda na segunda-feira.

Edições digital e impressa