As cidades podem acessar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além da assistência imediata, o auxílio também pode ser usado para restabelecer serviços essenciais.
Por Redação, com Brasil de Fato – de Brasília
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, declarou estado de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à prolongada estiagem. Municípios de Boqueirão, Caraúbas, Congo e Prata foram afetados, enfrentando longos períodos sem chuvas significativas.
A declaração foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, habilitando os municípios a solicitar recursos federais para ações emergenciais de defesa civil, como a distribuição de cestas básicas e fornecimento de água potável.
Desastres
As cidades podem acessar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além da assistência imediata, o auxílio também pode ser usado para restabelecer serviços essenciais e reconstruir infraestruturas danificadas, conforme a análise técnica da Defesa Civil Nacional.
A liberação dos valores será formalizada, novamente, com a publicação de uma portaria específica no Diário Oficial da União.