Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2025

Governo do Chile determina que operadoras adotem biometria digital

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Quarta, 05 de Fevereiro de 2025 às 13:30, por: CdB

Os usuários deverão validar sua identidade por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou assinatura eletrônica, garantindo que apenas o titular da conta possa realizar modificações ou contratar novos serviços.

Por Redação, com Mobile Time – de Santiago

Desde o último dia 4, todas as empresas de telecomunicações do Chile estão obrigadas a utilizar identificação biométrica para qualquer procedimento realizado por seus usuários. Essa nova medida, determinada pela Subsecretaria de Telecomunicações (Subtel), busca fortalecer a segurança digital e prevenir fraudes de falsificação de identidade.

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Os usuários deverão validar sua identidade por meio de impressão digital

Os usuários deverão validar sua identidade por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou assinatura eletrônica, garantindo que apenas o titular da conta possa realizar modificações ou contratar novos serviços.

Ao mesmo tempo, as empresas de telecomunicações deverão assegurar a proteção dos dados pessoais de seus clientes.

Identificação biométrica busca combater fraudes digitais no Chile

O ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz, destacou que essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para reforçar a segurança digital no país. Ao modificar a forma como os trâmites de telecomunicações são realizados, há uma maior garantia de segurança para a população.

Por sua vez, o subsecretário de Telecomunicações, Claudio Araya, ressaltou que a identificação biométrica tem como objetivo eliminar portabilidades fraudulentas e evitar golpes.

De acordo com a entidade, essa medida serve como um alerta à população para proteger seus dados pessoais e incentiva outras empresas do ecossistema digital a fortalecer seus padrões de segurança. De fato, as companhias expandiram o uso da identificação biométrica para todos os seus canais, incluindo os não presenciais.

Com essa nova regulamentação, o Chile se junta a países como Peru, Venezuela e Colômbia, que já adotaram medidas mais rigorosas de verificação de identidade no setor de telecomunicações.

No Peru e na Venezuela, é exigida a captura de impressões digitais no momento da aquisição de serviços de telefonia móvel. Já na Colômbia, as empresas de telecomunicações estão implementando a verificação de identidade biométrica para combater fraudes como SIM swap e falsificação de identidade.

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