Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

G20: Haddad espera que o Brasil volte a exercer papel de destaque

Arquivado em:
Sexta, 17 de Fevereiro de 2023 às 12:06, por: CdB

Haddad avalia ainda que, assim como foi decisivo na resolução da crise financeira de 2008, o Brasil poderá exercer um papel importante no atual cenário mundial, de problemas econômicos que também são atravessados por questões climáticas e do pós-pandemia da covid-19.


Por Redação - de Brasília

Ministro da Fazenda, o economista Fernando Haddad viajará, na semana do carnaval, para Bangalore, na Índia, onde participará da Primeira Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20, grupo das maiores economias do mundo. A partir desse evento, o Brasil espera voltar à cena internacional como um país atuante e que oferece soluções para as grandes crises econômicas mundiais, disse o Ministério da Fazenda.

haddad-davos.jpg
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad falou ao público multibilionário do Fórum Econômico Mundial e agora se dirige ao G20


Haddad avalia ainda que, assim como foi decisivo na resolução da crise financeira de 2008, o Brasil poderá exercer um papel importante no atual cenário mundial, de problemas econômicos que também são atravessados por questões climáticas e do pós-pandemia da covid-19.

Ainda segundo o ministério, a transição para uma economia verde, com sustentabilidade socioambiental, deve ser bastante discutida nas reuniões bilaterais de Haddad. Já estão confirmadas reuniões do ministro com o comissário da União Europeia (UE) para Economia, Paolo Gentiloni; com o ministro das Finanças da África do Sul, Enoch Godongwana; e com a terceira vice-presidente e ministra de Assuntos Econômicos da Espanha, Nadia Calviño.

BRICS


A pauta principal do encontro multilateral, no entanto, foi definida pela anfitriã Índia, que está presidindo o G20. Entre os principais temas estão a governança das criptomoedas e a governança da dívida internacional. Os países emergentes aumentaram seu endividamento nos últimos anos e a Índia busca soluções para a questão.

Para o Ministério da Fazenda, a expectativa em relação ao Brasil é grande, diante do retorno ao cenário internacional e da liderança do país nas próximas grandes cúpulas. O Brasil presidirá o G20 em 2024 e o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS, na sigla em inglês) em 2025. O governo brasileiro também se candidatou para sediar a 30º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.

O encontro do G20 na Índia ocorrerá nos próximos dias 22 a 25 de fevereiro. Haddad viajará na quarta-feira e o primeiro compromisso oficial é o jantar de recepção das autoridades na quinta-feira. Na sexta-feira pela manhã, acontecerão os dois principais eventos multilaterais do G20 e à tarde, Haddad se dedicará às reuniões bilaterais. A previsão é que o ministro retorne ao Brasil no sábado.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também viaja para Índia para participar da reunião de ministros do G20. Ele profere palestra em um dos simpósios do evento, sobre infraestrutura pública digital.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo