Na madrugada do último dia 24 Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou o início de uma operação militar especial na região de Donbass, que começou após um pedido de assistência militar feito pelas recém-reconhecidas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.
Por Redação, com Sputnik - de Moscou
O Exército russo assumiu controle total da cidade ucraniana de Kherson, declarou aos jornalistas nesta quarta-feira o major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
– Unidades das Forças Armadas russas assumiram o controle total do centro regional (cidade) de Kherson – disse ele.
– A infraestrutura civil, serviços públicos e transportes urbanos operam em regime habitual. Na cidade não há escassez de alimentos e produtos de primeira necessidade. Continuam as negociações entre os comandantes russos e a administração da cidade e da região para resolver questões de manutenção do funcionamento da infraestrutura social, garantia do Estado de direito e da segurança da população – ressaltou Konashenkov.
Em um ataque maciço, a aviação da Força Aeroespacial da Rússia eliminou 67 locais de infraestrutura militar da Ucrânia.
– Forças tático-operacionais a da aviação militar da Força Aeroespacial realizaram um ataque aéreo maciço contra a infraestrutura militar da Ucrânia. 67 instalações foram atingidas – afirmou o representante oficial da Defesa russa.
Além disso, unidades do Exército ucraniano abandonaram voluntariamente os povoados de Tokmak e Vasilyevka, informou Konashenkov.
– Unidades das Forças Armadas da Rússia estabeleceram o controle sobre os povoados de Tokmak e Vasilyevka, onde os militares ucranianos se recusaram a resistir e depuseram as armas. Após assinar declarações de recusa de participação das hostilidades, os soldados ucranianos voltarão às suas famílias – observou.
Desde o início da operação especial na Ucrânia, as Forças Armadas da Rússia atingiram 1.502 instalações militares, relatou major-general russo.
Ucrânia
Além disso, ressalta-se que a fim de suprimir as ações de desinformação contra a Rússia, as Forças Armadas russas realizaram um ataque de precisão contra as instalações do Serviço de Segurança da Ucrânia e 72º Centro principal de operações psicológicas em Kiev, informou Konashenkov.
– A fim de suprimir os ataques de desinformação contra a Rússia foi conduzido um ataque com armas de alta precisão na cidade de Kiev contra as instalações tecnológicas do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro principal de operações psicológicas. Foi desativada o local de controle de transmissão da torre de comunicação. Durante o impacto não foi permitida a destruição de prédios residenciais – concluiu Konashenkov.
Na madrugada do último dia 24 Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou o início de uma operação militar especial na região de Donbass, que começou após um pedido de assistência militar feito pelas recém-reconhecidas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.