Desde o erro no começo, discussões acaloradas com a equipe, muito tempo trancado atrás de carro mais lento até a troca de estratégia e porta aberta pelo companheiro Sergio Pérez e a vitória. Da forma como for, Verstappen emenda o terceiro alto do pódio seguido e quarta em seis corridas na temporada. Agora, é o líder do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Por Redação, com F1 - de Barcelona, Espanha
O GP da Espanha de 2022, realizado na manhã deste domingo, foi mais movimentado do que o habitual. Graças às estratégias, erros e ao calor máximo, na Catalunha, o show foi garantido. Max Verstappen riu por último e venceu pela terceira vez seguida na temporada.
Mas não foi fácil. De erro no começo, discussões acaloradas com a equipe, muito tempo trancado atrás de carro mais lento até a troca de estratégia e porta aberta pelo companheiro Sergio Pérez e a vitória. Da forma como for, Verstappen emenda a terceira vitória seguida e quarta em seis corridas na temporada. Agora, é o líder do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Os primeiros movimentos já animaram um pouco. Carlos Sainz ficou para trás de George Russell e Sergio Pérez na largada, enquanto Lewis Hamilton se envolveu num toque com Kevin Magnussen que mandou os dois para a brita e os boxes. Algumas voltas depois, Sainz e Max Verstappen erraram e escaparam sozinhos na curva quatro e perderam colocações. O holandês discutia com a equipe por problemas no DRS, os mesmos que apareceram no sábado e seguia preso atrás de Russell.
Garagem
Russell fez um trabalho sujo digno dos melhores escudeiros a favor de Leclerc por segurar Verstappen da maneira que fez, mas não serviu de nada. Antes da metade da corrida - uma prova que o monegasco já tinha nas mãos -, o motor Ferrari não suportou o desgaste. Segundo a equipe, houve "uma falha não-identificada”. Sem potência, Charles teve de levar o carro de volta para a garagem e abandonar.
Imediatamente, a Red Bull agiu e chamou Verstappen para colocar pneus macios e sair das costas de Russell. Pérez, sim, conseguiu ultrapassar o inglês pouco depois. A prova passava para o controle dos rubro-taurinos. Verstappen andou tudo que podia com os macios e, quando parou, voltou em segundo, 5s atrás do companheiro e com pneus mais novos com 21 voltas pela frente. Tinha condições de ultrapassar normalmente na pista, mas a equipe facilitou as coisas e fez 'Checo' abrir caminho. Dobradinha garantida.