Vice do republicano George W. Bush por dois mandatos, entre 2001 e 2009, Cheney foi muito influente em Washington e um dos mais poderosos no cargo que ocupou.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Morreu nesta terça-feira o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, aos 84 anos, informou a família do político em comunicado. Ele faleceu devido a complicações de uma pneumonia e a problemas cardíacos e vasculares.

Vice do republicano George W. Bush por dois mandatos, entre 2001 e 2009, Cheney foi muito influente em Washington e um dos mais poderosos no cargo que ocupou, sendo considerado um arquiteto da “guerra ao terror”.
Forças Armadas e secretário de Defesa
Tendo servido também ao pai de Bush, o ex-presidente George H. W. Bush, como chefe das Forças Armadas e secretário de Defesa durante a guerra no Golfo Pérsico (1990-1991), foi na administração do filho que Cheney, agora como vice, ampliou o uso de ferramentas de inteligência, detenção e interrogatórios contra os ataques terroristas às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 em solo americano. Ele também defendeu a invasão do Iraque em 2003.
Entretanto, nos últimos anos, o republicano, tido como um conservador extremista, foi amplamente criticado dentro de seu partido devido às suas intensas críticas ao presidente Donald Trump, o qual definiu como “um covarde” e como “a maior ameaça de todos os tempos para o país”.
Na última eleição presidencial nos EUA, em 2024, Cheney votou na democrata Kamala Harris, adversária de Trump, revelou sua filha Liz Cheney, citada pela imprensa.