Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Socialista lidera disputa nas urnas em Nova York

Mais de 730 mil cidadãos votaram antecipadamente, um número recorde que dá prova do interesse despertado pela eleição deste ano.

Terça, 04 de Novembro de 2025 às 11:23, por: CdB

Mais de 730 mil cidadãos votaram antecipadamente, um número recorde que dá prova do interesse despertado pela eleição deste ano.

Por Redação, com ANSA – de Nova York

Os moradores de Nova York foram às urnas nesta terça-feira para eleger seu novo prefeito, em uma disputa que tem como franco favorito o jovem socialista Zohran Mamdani, de 34 anos, apesar dos esforços do presidente Donald Trump para impedir sua vitória.

Socialista lidera disputa nas urnas em Nova York | Zohran Mamdami, 34, pode ser primeiro muçulmano a governar a cidade
Zohran Mamdami, 34, pode ser primeiro muçulmano a governar a cidade

Nascido em Kampala, capital de Uganda, Mamdani é muçulmano de ascendência indiana e ocupa um assento na Assembleia Legislativa do estado de Nova York desde janeiro de 2021.

Em junho passado, ele chocou o establishment político ao derrotar o ex-governador Andrew Cuomo nas primárias do Partido Democrata para prefeito, colocando-se como principal candidato a assumir o comando da maior metrópole dos EUA.

Cuomo decidiu se manter na disputa como independente, porém a maioria das pesquisas coloca Mamdani na frente, enquanto o republicano Curtis Sliwa aparece em uma distante terceira posição e foi abandonado até por Trump, que pediu votos ao ex-governador para evitar a vitória do socialista.

Mais de 730 mil cidadãos votaram antecipadamente, um número recorde que dá prova do interesse despertado pela eleição deste ano. A campanha se concentrou em temas como habitação, criminalidade e custo de vida, mas também na maneira de lidar com Trump, que ameaçou cortar repasses federais à cidade caso Mamdani seja eleito.

Nova York

Se o jovem de 34 anos vencer, ele será o primeiro prefeito muçulmano da história de Nova York e pode fazer a balança do Partido Democrata pender mais para a esquerda do que para o centro. “Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mínimo exigido, para minha amada primeira casa”, disse o presidente, que fez seu nome como magnata do setor imobiliário na metrópole.

Além de Nova York, os Estados de Nova Jersey e Virgínia elegerão novos governadores nesta terça-feira, em disputas vistas como termômetro do ânimo dos eleitores após 10 meses de Trump na Casa Branca.

Uma eventual vitória democrata nos dois estados pode fortalecer a oposição em vista das eleições legislativas de meio de mandato no ano que vem, quando o partido espera recuperar o controle do Congresso.

Edições digital e impressa