Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Presidente aplaude a vitória socialista nas eleições de Portugal

O presidente Lula celebra a vitória de António José Seguro em Portugal, destacando a importância do apoio ao acordo Mercosul-União Europeia e a defesa da democracia.

Segunda, 09 de Fevereiro de 2026 às 20:32, por: CdB

No texto publicado, Lula também destacou que a eleição consolida o apoio de Portugal ao acordo entre Mercosul e União Europeia, tratado que vem sendo debatido há anos e considerado estratégico para a integração econômica entre os blocos.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aplaudiu a vitória de António José Seguro, eleito presidente de Portugal, após uma votação que classificou – em mensagem nas redes sociais – como expressiva. Segundo Lula, o processo eleitoral ocorreu de forma pacífica e afirmou que o resultado simboliza “a vitória da democracia” em um contexto internacional que considera decisivo para a Europa e para o mundo.

Presidente aplaude a vitória socialista nas eleições de Portugal | António José Seguro (C) venceu a ultradireita, com grande margem de votos
António José Seguro (C) venceu a ultradireita, com grande margem de votos

No texto publicado, Lula também destacou que a eleição consolida o apoio de Portugal ao acordo entre Mercosul e União Europeia, tratado que vem sendo debatido há anos e considerado estratégico para a integração econômica entre os blocos.

Na mensagem, o presidente escreveu: “Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo. Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”.

 

Acordo

Na publicação, Lula também vinculou o resultado eleitoral ao posicionamento português no cenário internacional, mencionando diretamente o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

“E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu.

Segundo o presidente, o Brasil pretende manter cooperação estreita tanto com Seguro quanto com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, reforçando a agenda diplomática entre os dois países.

“O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Edições digital e impressa