Trump havia anunciado um tarifaço de 20% contra a UE, que respondeu com um pacote de represálias em três etapas, mas as medidas foram suspensas por 90 dias após um recuo do presidente norte-americano.
Por Redação, com ANSA – de Bruxelas
A União Europeia está pronta para impor um imposto sobre o faturamento com publicidade digital, medida que atingiria sobretudo as chamadas Big Techs, caso as negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas de importação fracassem.

A declaração foi dada pela presidente da Comissão Europeia, poder Executivo da UE, Ursula von der Leyen, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.
– Estamos desenvolvendo ações retaliatórias e temos uma ampla gama de contramedidas caso as negociações não sejam satisfatórias. Um exemplo seria taxar as receitas com publicidade em serviços digitais – declarou a alemã.
Tarifaço de Trump
Trump havia anunciado um tarifaço de 20% contra a UE, que respondeu com um pacote de represálias em três etapas, mas as medidas foram suspensas por 90 dias após um recuo do presidente norte-americano, já às voltas com uma guerra comercial contra a China.
– Não há vencedores nisso, apenas perdedores. Estamos vendo o custo do caos, os custos da incerteza que estamos experimentando serão pesados – salientou Von der Leyen.
A chefe do Executivo europeu também disse que as tarifas de 25% contra US$ 20,9 bilhões em importações americanas, em retaliação contra a alíquota de 25% imposta por Trump sobre o aço e o alumínio, também serão acionadas de imediato caso as negociações fracassem.
– Todas as opções estão na mesa – reforçou o comissário de Economia da UE, Valdis Dombrovskis, nesta sexta-feira.