De acordo com o Comando Central norte-americano, o bombardeio “foi realizado em uma área anteriormente controlada pelo regime sírio e pelos russos”.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira que mataram o líder do grupo jihadista Estado Islâmico, Abu Yusif, também conhecido como Mahmud, em um ataque na Síria.

Em publicação no X, o Comando Central dos EUA (Centcom) explicou que o “ataque aéreo de precisão” ocorreu na quinta-feira na província de Deir Ezzor, no leste da Síria.
Segundo a nota, além de Yusif, outro agente não identificado do grupo também foi eliminado no ataque.
– Este ataque aéreo faz parte do compromisso contínuo do Centcom, juntamente com parceiros na região, de interromper e prejudicar os esforços dos terroristas para planejar, organizar e conduzir ataques contra civis e militares dos EUA, nossos aliados e nossos parceiros em toda a região e além – acrescenta.
“Ataque aéreo de precisão”
De acordo com o Comando Central norte-americano, o bombardeio “foi realizado em uma área anteriormente controlada pelo regime sírio e pelos russos”.
– Os Estados Unidos, trabalhando com aliados e parceiros na região, não permitirão que o Estado Islâmico tire vantagem da situação atual na Síria e se reconstitua – ressaltou o general Michael Erik Kurilla, comandante do Centcom, destacando que o grupo tem a intenção de libertar mais de 8 mil agentes mantidos em instalações no território sírio.
Por fim, Kurilla enfatizou que as tropas norte-americanas vão “atacar agressivamente esses líderes e agentes, incluindo aqueles que tentam conduzir operações externas à Síria”.