Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Eleições transcorrem dentro da normalidade, atesta TSE

Arquivado em:
Domingo, 06 de Outubro de 2024 às 16:28, por: CdB

Acompanhada de assessores, Cármen Lúcia chegou ao local de votação antes mesmo das 8h, horário oficial de início do pleito. Após exercer seu direito, ela fez questão de destacar que a democracia não é apenas um sistema, mas sim uma construção contínua.

Por Redação – de Belo Horizonte e Brasília

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia reforçou neste domingo o papel fundamental da democracia, após registrar seu voto na capital mineira. A magistrada afirmou que “Belo Horizonte terá os representantes que o povo escolher”, enfatizando a importância do voto consciente e da participação popular no processo eleitoral. A ministra vota tradicionalmente no Colégio Santo Agostinho, localizado na Região Centro-Sul da cidade.

carmen-lucia.jpg
Presidente do TSE, Cármen Lúcia supervisiona todo o processo eleitoral brasileiro

Acompanhada de assessores, Cármen Lúcia chegou ao local de votação antes mesmo das 8h, horário oficial de início do pleito. Após exercer seu direito, ela fez questão de destacar que a democracia não é apenas um sistema, mas sim uma construção contínua, alimentada pela diversidade de pensamentos e pela participação ativa da população.

— A democracia é construída com a participação de todas as pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente — pontuou a ministra, sublinhando a necessidade de coexistência e respeito às diferenças.

Nascida em Montes Claros, norte de Minas Gerais, Cármen Lúcia sempre manteve uma forte ligação com o Estado.  Durante a visita ao Colégio Santo Agostinho, a ministra também interagiu brevemente com eleitores.

 

‘Tranquilo’

Já em Brasília, no início desta tarde, a ministra Cármen Lúcia conversou com jornalistas e fez o primeiro balanço das eleições municipais de 2024 e garantiu que todo o processo eleitoral brasileiro estava “dentro da normalidade”. Indagada sobre os pedidos de prisão e de cassação da candidatura de Pablo Marçal, que concorre à prefeitura de São Paulo, a ministra disse que não falaria sobre candidato algum porque era juíza do Brasil.

— Não falo sobre candidato algum porque sou juíza do país inteiro — adiantou.

A presidente do TSE celebrou, ainda, o andamento “tranquilo” das eleições, e disse que havia preocupação com a Região Norte por causa da seca, mas que não está havendo dificuldades.

— A gente temia dificuldade no Norte devido à falta de transporte, mas não se concretizou. Está tranquilo — afirmou.

 

E-Título

Sobre as menções de eleitores sobre o aplicativo E-título, a ministra respondeu que houve uma alta demanda no recurso nas primeiras horas da manhã, mas o aplicativo está em pleno funcionamento.

— Chegamos a ter 7,1 mil acessos ao mesmo tempo e houve uma demora. Não houve problema algum — destacou.

As urnas abriram às 8h e ficam disponíveis para os eleitores até as 17h, no horário de Brasília. Mais de 5 mil municípios escolhem ao longo do dia prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

 

Dados

A Justiça Eleitoral espera receber mais de 155 milhões aptos a indicar a preferência para representantes.

Mais da metade do eleitorado brasileiro, cerca de 52%, é composto por mulheres. Das pessoas aptas a votar, 27% têm o ensino médio completo; 3,57% são analfabetos.

Cerca de 66 milhões dos eleitores votam no Sudeste, o que se traduz em 42,91% do total. O segundo maior colégio eleitoral é o Nordeste, com 43 milhões.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo