Naquele 8 de janeiro de 2023, bolsonaristas depredaram a Praça dos Três Poderes, na tentativa de reverter o resultado eleitoral, que garantiu a vitória do presidente Lula para um terceiro mandato.
Por Redação – de Brasília
Prefeito de Araraquara em seu último dia de mandato, Edinho Silva (PT) celebrou nesta terça-feira, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Dia da Vitória da Democracia. O executivo municipal entregou ao presidente uma placa da “Avenida 8 de Janeiro”, batizada em lembrança ao golpe de Estado frustrado no 8/1 pelas forças democráticas brasileiras.

“Hoje tive a honra de, em Brasília, entregar em mãos ao presidente @LulaOficial, a réplica da placa homenagem da Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia. Fiz questão de presentea-lo com esse singelo, porém simbólico presente. Essa placa representa sua liderança, sua capacidade de dialogar, sua força política, seu posicionamento intransigente pela defesa do Estado Democrático de Direito. Foi do gabinete da prefeitura de Araraquara que o presidente Lula, legitimamente eleito, impediu um golpe, impediu a violência à nossa democracia e à nossa população. Eu acompanhei de perto toda sua movimentação naquele fatídico 8 de janeiro. Lula foi gigante. Obrigado, presidente. O ministro e amigo @padilhando , esteve comigo na entrega no Palácio do Alvorada”, escreveu Edinho Silva, em uma rede social.
Legado
Naquele 8 de janeiro de 2023, bolsonaristas depredaram a Praça dos Três Poderes, na tentativa de reverter o resultado eleitoral, que garantiu a vitória do presidente Lula para um terceiro mandato. Espera-se que, em 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus generais e todos os golpistas sejam presos pela intentona.
A iniciativa de Edinho Silva recebeu elogios da alta cúpula do PT, por seu reconhecimento à liderança de Lula e sua determinação em proteger a democracia brasileira, consolidando ainda mais seu legado como defensor incansável do Estado Democrático de Direito.