O atual congresso se realiza sob a égide do desenvolvimento humano. O termo ‘xiaokang’, que balisa o encontro, significa “vida pacífica e feliz”. É um termo tradicional na China mas foi usado por Deng Xiaoping em 1978 para simbolizar o objetivo lançado de alcançar uma “sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos”.
Por Redação, com agências internacionais - de Pequim
O Partido Comunista Chinês (PCCh) encerrou seu congresso neste sábado, na capital chinesa, com a garantia de apoio consolidando ao presidente Xi Jinping, de 69 anos, que está a um passo de conquistar um terceiro mandato de cinco anos como secretário-geral do partido. Jinping, uma vez reeleito, quebrará precedentes e solidificará seu lugar como o governante mais poderoso da China desde Mao Zedong, o líder fundador da República Popular chinesa.
Em um momento incomum durante a cerimônia de encerramento, o ex-presidente Hu Jintao, sentado ao lado de Jinping, foi escoltado para fora do palco. Parecendo angustiado, Hu, 79, pareceu resistir a sair enquanto os comissários o escoltavam para fora. Ele parecia um pouco frágil e ausente da realidade, no último domingo, quando foi assistido no mesmo palco.
O novo Comitê Central de 205 membros do partido, eleito pelos delegados no final do congresso de uma semana, não incluiu o primeiro-ministro de saída Li Keqiang ou o ex-chefe do partido de Guangdong Wang Yang , que era visto como um possível substituto como primeiro-ministro. Analistas ocidentais disseram que suas omissões são sinais de que o poderoso Comitê Permanente do Politburo (CPP), a ser revelado no domingo, provavelmente estará completo com aliados do presidente.
— O tema principal deste congresso, como visto na emenda constitucional e no relatório, é destacar o status central de Xi Jinping. Com este congresso, a autoridade de Xi cresce ainda mais. No futuro, veremos mais concentração de poder em torno de Xi — disse Chen Gang, pesquisador sênior do Instituto do Leste Asiático, em Cingapura, à agência inglesa de notícias Reuters.
‘Xiaokang’
O atual congresso se realiza sob a égide do desenvolvimento humano. O termo ‘xiaokang’, que balisa o encontro, significa “vida pacífica e feliz”. É um termo tradicional na China mas foi usado por Deng Xiaoping em 1978 para simbolizar o objetivo lançado de alcançar uma “sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos”. “A meta inicial era proporcionar ao povo chinês uma “sociedade xiaokang” até o fim do século XX”, escreveu o analista internacional Wevergton Brito, no site de notícias Vermelho.