Devido ao medo de espionagem, a nova legislação visa impedir todas as transações de qualquer empresa de mídia da China, Rússia ou sob influência dos países. Em setembro do ano passado, Donald Trump anunciou que iria banir o aplicativo nos EUA.
Por Redação, com Canaltech - de Washington
Na terça-feira, um senador republicano, Marco Rubio, anunciou o projeto bipartidário para banir o TikTok nos Estados Unidos. Em comunicado, o gabinete do senador afirma que a legislação impediria todas as transações de qualquer empresa de mídia da China, Rússia ou sob influência dos países.
A ação coletiva entre partidos aumenta a pressão sobre a Bytedance, empresa-mãe da plataforma de vídeos, em meio a suspeitas de que o aplicativo possa ser usado para espionar ou censurar usuários norte-americanos. Em setembro do ano passado, Donald Trump anunciou que iria banir o aplicativo nos EUA, visto que a plataforma poderia ser utilizada pela inteligência chinesa. No entanto, a decisão não seguiu e o ex-presidente perdeu uma série de batalhas judiciais sobre o tema.
Na segunda-feira, os estados de Alabama e Utah se uniram a outros estados para proibir o uso do TikTok em dispositivos móveis que pertencem ao governo estadual. Um Projeto de Lei Complementar apresentado na Câmara dos Deputados dos EUA é patrocinado pelo congressista republicano, Mike Gallagher, e pelo democrata, Raja Krishnamoorthi.
FBI diz que o TikTok levanta preocupação de segurança nacional
No mês passado, o diretor do FBI, Chris Wray, disse em uma audiência que as operações do TikTok nos EUA levantam preocupações de segurança nacional. O diretor sinalizou o risco de que o governo chinês esteja aproveitando o aplicativo para influenciar usuários ou controlar seus dispositivos.
Em resposta à agência inglesa de notícias Reuters, um porta-voz do TikTok disse que vê o movimento do governo norte-americano com preocupação:
– É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido promover, de forma política, a proibição, que não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA – disse um porta-voz do TikTok.