Breno Altman lembrou, ainda, que o presidente Lula reconheceu várias vezes que um de seus erros foi não ter feito a democratização da comunicação. Em seguida, ele criticou o eventual apoio do PT ao Projeto de Lei (PL) conhecido entre parlamentares governistas como PL da Globo.
Por Redação - de Brasília
A política de comunicação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conduzida pelo deputado licenciado Paulo Pimenta (PT-RS), sofreu o mais contundente ataque do segmento de centro-esquerda, na véspera, desfechado pelo jornalista Breno Altman, editor do conceituado site de notícias Opera Mundi. Altman criticou duramente as concessões da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) feitas ao Grupo Globo, conglomerado de mídia que lidera o setor corporativo.
— O governo Lula não está sabendo lidar com o tema da comunicação e está repetindo os erros do passado — afirmou Altman, durante transmissão do site de notícias 247.
Segundo Altman, o governo espera neutralizar o peso político da mídia corporativa por meio de concessões.
— Estão construindo uma política de apaziguamento a partir de benesses, como se acreditassem que o jacaré não vai morder por estar sendo alimentado. Uma ilusão — alerta.
PL da Globo
Breno Altman lembrou, ainda, que o presidente Lula reconheceu várias vezes que um de seus erros foi não ter feito a democratização da comunicação. Em seguida, ele criticou o eventual apoio do PT ao Projeto de Lei (PL) conhecido entre parlamentares governistas como PL da Globo, que transfere recursos da publicidade digital para a mídia conservadora e cartelizada.
— O poder de barganha dos grandes monopólios é muito maior e eles tendem a ser favorecidos — sublinhou o jornalista.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, adiantou nesta manhã que o relatório do deputado Elmar Nascimento (UB-BA) sobre o PL da Globo será levado ao Plenário.